11 janeiro 2008

GOVERNADOR É PROIBIDO DE FAZER ATAQUES EM TV

FOLHA DE S. PAULO

O governador Roberto Requião (PMDB-PR) está proibido de usar a TV Educativa do Estado para promoção pessoal, ofensas à imprensa, a adversários e instituições. A decisão é do TRF da 4ª Região, sobre ação da Procuradoria.
Em caso de descumprimento, Requião terá de pagar R$ 50 mil de multa para cada promoção pessoal ou agressão. O valor pode chegar a R$ 200 mil em caso de reincidência.
Na decisão, ele é chamado de "useiro e vezeiro [reincidente] em tecer críticas ácidas à imprensa paranaense, políticos e instituições públicas".
A ação - movida contra Requião, a União, a Anatel, a TV Educativa do Paraná e seu presidente - pediu a suspensão do programa "Escola de Governo", usado por Requião. O juiz não suspendeu a transmissão.
Requião disse, via assessoria, que a decisão "instituiu a censura prévia, pois há cerceamento de opinião do governador".
A Federação Nacional dos Jornalistas classificou a decisão como "iniciativa de censura prévia". Para o presidente da entidade, "quem se sentir lesado pelo governador deve procurar reparo na Justiça".


*

Requião é uma figura enigmática.
É competente como administrador, mas inabilidoso como político.

"Sem papas na língua", muitas vezes comete exageros.
Taí o resultado. Uma pena.

Nenhum comentário: