13 janeiro 2008

RESOLUÇÕES DE ANO NOVO

MARIA INÊS DOLCI

Serei rigorosa também com políticos e governantes. Afinal, são eles que votam as leis que podem me prejudicar

Vamos às resoluções de Ano Novo, uma forma de definir algumas atitudes que gostaríamos de adotar nos próximos 12 meses. Conseguiremos? Todas, dificilmente, mas, quem sabe algumas delas? Já seriam suficientes para mudar um pouco as nossas vidas, para melhor.

1. Por mais que a tentação bata à minha porta, não vou comprar primeiro para pensar depois se necessito desse produto, se o preço está adequado e se tenho condições de pagar essa compra. Vou planejar todas as compras superiores a 5% de minha renda mensal.

2. Vou agir com responsabilidade antes de consumir principalmente brinquedos, medicamentos, itens de segurança para a casa e o carro e serviços que afetem a minha vida, de familiares e amigos.

3. Adotarei práticas preventivas para evitar, por exemplo, um acidente de trânsito provocado por pneu careca ou falha nos freios.

4. Não comprarei produtos piratas, ainda que os preços sejam atraentes, pois isso é crime, prejudica a geração de emprego e renda e não existem direitos do consumidor vinculados a esses artigos.

5. Serei rigorosa também com políticos e governantes. Afinal, são eles que votam e aplicam (ou não) as leis que podem me prejudicar. No caso de prefeitos, governadores e presidente, não perdoarei traições como ser contra a CPMF na oposição, e defendê-la com unhas e dentes ao ser tornar governo.

6. Vou ler com mais cuidado manuais de instrução e contratos. Em caso de dúvida, eu não me constrangerei em pedir mais informações ou explicações.

7. Não acreditarei em pechinchas virtuais (pela internet) que contrariem as leis de mercado. Com isso, talvez eu possa perder um bom negócio, mas evitarei dezenas de golpes.

8. Consultarei amigos, colegas e familiares antes de fazer uma compra grande, daquele tipo que nos afeta durante anos, como um imóvel ou um automóvel. Checarei ainda com mais atenção as credenciais da empresa.

9. Recorrerei às entidades de defesa dos direitos do consumidor e à Justiça, toda vez que me sentir lesada, enganada ou desrespeitada.

10. Alertarei todos os conhecidos sempre que uma empresa ou pessoa tentar (e, principalmente, se conseguir) me lesar.

11. Valorizarei cada centavo conquistado com o suor de meu trabalho. Por isso, fabricantes, lojistas e prestadores de serviços vão precisar me convencer da qualidade de produtos e serviços e mostrar que estão me cobrando um valor justo pelo que oferecem.

12. Eu me lembrarei que a ganância e a vontade de levar vantagem em tudo são os componentes fundamentais das fraudes e dos logros. Os vigaristas confiam nisso para enganar as pessoas.
Caro (a) leitor (a), fique à vontade para acrescentar suas próprias resoluções a essa lista. Mas, acima de tudo, não facilite a vida dos que não respeitam os consumidores. E feliz 2008, com melhores serviços, produtos de mais qualidade e menos infrações aos nossos direitos!

Nenhum comentário: