09 março 2008

SINOPSES DE REVISTAS

Radiobrás


VEJA

- América Latina - As feras radicais - Seu objetivo é evitar a derrota dos terroristas das Farc e criar um clima de guerra no continente

Entrevista - Ellen Gracie Northfleet - Fé na Justiça - A presidente do STF fala sobre a modernização do Judiciário e explica por que, apesar de católica, endossa a pesquisa científica com embriões humanos. (págs. 11, 14 e 15)

Por que Chávez quer a guerra - O uso das Farc para desestabilizar a região tem um entrave: a Colômbia está vencendo o terror. (págs. 42 a 44)

O lado B da diplomacia - O Brasil fez tudo certo na crise atual, mas participa de foro que inclui as Farc e segue orientações do grupo. (págs. 46 e 47)

Sob o domínio das Farc - Ao dar guarida aos terroristas, Chávez expôs os venezuelanos a seqüestros e assassinatos. (págs. 48 a 50)

Como domar essa fera? - Encontro de banqueiros discute medidas para reduzir o risco do mercado financeiro. (pág. 60)

Modelo de negócio - Sistema implantado em Pernambuco aplica princípios empresariais na educação. Funciona. (págs. 78 a 80)


ÉPOCA

- Você pode virar um gênio? - O que há de verdade nos novos jogos que prometem melhorar o desempenho do seu cérebro - e são cada vez mais vendidos

- Eleições municipais

* O que une Kassab ao PT em São Paulo

* Gabeira tem chance no Rio de Janeiro?

- Como entender a tensão diplomática entre Brasil e Espanha

Personagem da semana - Warren Buffett - O novo dono do mundo - O megainvestidor ultrapassa Bill Gates no ranking dos bilionários com estratégias que incluem - quem diria - comprar reais. (págs. 14 e 15)

As urnas e os passaportes - A disputa eleitoral na Espanha é a verdadeira razão da repatriação recorde de brasileiros no aeroporto de Madri. (págs. 36 e 37)

O aliado é o rival - Na disputa contra Alckmin em São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab, do DEM, pode contar com um inesperado - e discreto - apoio do PT. (págs. 38 e 39)

Ele tem chance? - Fernando Gabeira, novo candidato a prefeito do Rio, fez sua carreira política apoiando minorias como dependentes de drogas, prostitutas e gays. Agora, só ganha se conquistar a maioria. (págs. 41 e 42)

Com a palavra, PT e Intercorp - O Ministério Público convoca dirigentes do partido e da empresa para esclarecimentos sobre os contratos com a Finatec. Surgem novos indícios de irregularidades. (págs. 44 a 46)

O PAC não subiu o morro - Quase um ano após os ataques ao tráfico no Complexo do Alemão, moradores de favelas do Rio aguardam o início das reformas anunciadas por Lula e Sérgio Cabral. (págs. 48 e 49)

A América do Sul em guerra - A chance de um conflito entre países é muito pequena. Mas o combate às Farc já é um problema de todo o continente. (págs. 81 a 85)

E Gabriela ainda espera - Ao adiar o julgamento sobre o uso de embriões em pesquisas, o STF frustra os pacientes que não têm outra opção a não ser crer no potencial das células-tronco. (págs. 86 a 89)


ISTOÉ

- Mordomias aéreas - Documentos confidenciais da Aeronáutica mostram como em pleno caos aéreo ministros driblam a lei e abusam do uso de jatinhos do governo para ir e voltar de suas casas

- No limite da guerra - Por que o maior conflito de fronteira dos últimos tempos pode afetar o bom momento do Brasil

No governo não tem caos aéreo - Documentos mostram que ministros usam jatos da FAB para ir e voltar de suas casas e ainda dão carona para parentes e assessores. (págs. 28 a 33)

O novo coronel da Bahia - Na busca do controle do Estado, o ministro Geddel Vieira Lima conquista as bases políticas de ACM e atropela aliados como o governador Jaques Wagner. (págs. 34 a 36)

Ação em família - ONGs ligadas à deputada Sandra Rosado, envolvida no escândalo dos sanguessugas, receberam R$ 12 milhões em sete anos. (págs. 40 e 41)

Arapongas modernizados - A Abin foi reestruturada, o discurso é outro, mas persiste a bisbilhotice do amigo SNI. (pág. 42)

A missão de Gabeira - Candidatura do deputado à Prefeitura do Rio qualifica o debate e pode resgatar o PV. (pág. 44)

São Paulo - À beira do colapso - Com seis milhões de carros, a locomotiva do País virou um caos e está prestes a parar. Quais as conseqüências para o resto do Brasil? (págs. 46 e 47)

A ciência perde mais uma - Adiamento de decisão judicial sobre pesquisa com célula-tronco embrionária atrasa ainda mais os estudos no País. (págs. 66 e 67)

O Brasil treme - O País sofre com terremotos em diversas regiões - e já investe em uma moderna rede de sismógrafos. (págs. 72 e 73)

O perigo mora ao lado - Crise deflagrada pelos ataques da Colômbia no território do Equador desmascara os vínculos de Hugo Chávez com as Farc, ameaça a região e expõe a fragilidade da diplomacia brasileira. (págs. 80 a 83)

Cláudio Camargo - "Reyes elogiava Lula, o PT e até FHC" - O editor de ISTOÉ foi o primeiro jornalista brasileiro a manter contato direto com Raúl Reyes, líder morto das Farc, e conta aqui suas impressões daquele encontro ocorrido há quase dez anos. (págs. 86 e 87)


DINHEIRO

- O Brasil de Buffett - O megainvestidor americano, que acaba de se tornar o homem mais rico do mundo, avisa: está ganhando fortunas apostando na moeda brasileira. Quem é ele e o que suas tacadas revelam de bom - e de ruim - sobre a economia do País

- Crescimento - O ritmo acelera e já se fala em 7%

Entrevista - Carlos Antônio Brandão - "Não podemos perder o vôo da Índia". (págs. 16 a 18)

7% - Este é o ritmo atual de crescimento da economia brasileira. Já dá até para chamar de milagre. (págs. 25 e 26)

Deitado em berço esplêndido - O americano Warren Buffett, novo homem mais rico do mundo, investe em reais. (págs. 28 a 32)

Não dá lucro? Então vende - O governo decidiu abrir o capital da Infraero, mas a escolha mais sensata seria a concessão dos aeroportos à iniciativa privada. (pág. 33)

Por que Chávez quer a guerra - Com a economia em crise, Hugo Chávez usa a crise das Farc como pretexto para um confronto com a Colômbia, que pode elevar ainda mais o preço do petróleo. (págs. 34 a 37)

A força do DNA de Ozires - Aos 75 anos, o criador da Embraer se transformou no profeta do mundo jovem da inovação. Sua mais nova investida é uma lista telefônica digital. (págs. 38 e 39)

A mão invisível do Banco Central - Na crise do real, foi o técnico Vânio Aguiar quem atuou no socorro ao Marka, de Salvatore Cacciola. Agora, ele oferece descontos de 75% aos devedores do Banco Santos. (pág. 75)

Artigo - Leonardo Attuch - O PT e as Farc - Quando os engenheiros Eduardo Batista e Demétrio Duarte, da Andrade Gutierrez, foram seqüestrados na selva colombiana, quem negociou o resgate foi o PT. Isso demonstra que a ligação entre o partido e a guerrilha já vem de muito longe. (pág. 79)


CARTACAPITAL

- Só Bush está com ele - O continente rejeita o "ataque preventivo" do colombiano Uribe

O passo-a-passo da ação contra os guerrilheiros das Farc

- Amazônia exclusivo - Os 11 maiores devastadores da floresta

Bezerro de ouro - Finanças - Diante da profunda crise dos mercados, os Estados Unidos, catedral do laissez-faire, discutem a hipótese de estatização dos bancos em dificuldades, enquanto a Europa defende maior supervisão e regulação do sistema financeiro mundial. (págs. 8 a 12)

Contracorrente - Luiz Gonzaga Belluzzo - Supermercado financeiro - Valia quase tudo para atrair a clientela, com a tolerância do Federal Reserve, o banco central mais poderoso do mundo. (pág. 13)

Forte, pero no mucho - Entrevista - Paulo Nogueira Batista Jr., representante do Brasil no FMI, defende uma maior supervisão do mercado, critica as agências de classificação de riscos e diz que o País precisa evitar a valorização do real. (págs. 14 e 15)

Sextante - Antonio Delfim Netto - A questão tributária - Uma reforma séria deveria ser precedida de um programa que contemple uma nova política de reequilíbrio regional. Sem isso, os estados pobres perderão o pouco que conquistaram. (pág. 19)

Uma Porto Alegre no chão - Exclusivo - Os 11 maiores desmatadores derrubaram 50 mil hectares da Amazônia. (págs. 20 a 23)

Reforma no varejo - Emprego - Propostas recentes pretendem mudar as relações trabalhistas no Brasil, mas não fazem parte do mesmo pacote. (págs. 24 e 25)

Selva, sangue e mentiras - Invasão - Nem todos os mortos pelo Exército colombiano eram integrantes das Farc. (págs. 28 a 32)

Uribe e Bush, enfim sós - Colômbia - Bogotá bombardeia negociações sobre reféns, viola fronteira e fica isolada. (págs. 34 a 37)


EXAME

- É a vez do Brasil?

* Vivemos o melhor momento econômico em três décadas. Por que essa é a grande oportunidade de o país ingressar na elite do capitalismo mundial

* O Brasil ganha posições no mapa global dos negócios. É o que revela uma pesquisa exclusiva com CEOs de 136 multinacionais

O Brasil que acelera - O país vive o melhor momento econômico em três décadas, com uma inédita combinação entre estabilidade, aumento do consumo e da renda e investimentos recordes na produção. É a oportunidade de o Brasil ingressar na elite do capitalismo mundial. (págs. 18 a 29)

O pior porto do país - Decadente, o porto de Salvador não consegue atender à demanda. O setor privado quer colocar dinheiro. O governo não deixa. (págs. 32 a 34)

VidaReal - J.R. Guzzo - Essa os críticos tiveram de engolir - O desempenho da economia brasileira mostra que os cinco anos de condução firme no Banco Central foram acertados - e fundamentais para viabilizar o governo Lula. (págs. 40 e 41)

O legado maldito de Greenspan - Livro defende que o ex-presidente do banco central americano está por trás das maiores bolhas especulativas da história recente dos Estados Unidos. (págs. 114 a 116)

SetePerguntas - Para Craig Donohue - Fé nas ações do Brasil - Para o presidente da CME, a maior bolsa do mundo, o país tem potencial para se tornar um novo pólo financeiro global. (pág. 138)

Nenhum comentário: