Gazeta do Povo
Ordem destaca as entidades com mais de 60% de aprovação na prova
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Brito, anunciou ontem que entre as 33 instituições de ensino brasileiras que registraram mais de 60% de aprovação na primeira fase da última edição do Exame de Ordem unificado, 25 são universidades federais ou estaduais. O dado confirma a tendência registrada nos últimos anos quanto à boa qualidade de ensino ofertado pelas instituições de ensino públicas. “As instituições públicas têm dado certo e isso precisa ser estimulado. Esse resultado comprova, uma vez mais, que o ensino de qualidade existe no Brasil”, afirmou Britto. “Mostra, também, que entre as instituições públicas há também grande diferenciação. As próprias faculdades e universidades públicas vão poder utilizar os dados da OAB para exigir melhorias para que todas se igualem.” Entre as 33 instituições, cinco são paranaenses: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi) – integrante da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Unep) desde 2006. Todas públicas.
Os quatro melhores desempenhos entre as 33 faculdades listadas na estatística do Exame de Ordem ficaram com a Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Espírito Santo e com a Universidade de Brasília (UnB). A Universidade Estadual de Feira de Santana registrou índice de 91,67% de aprovação, com 24 alunos tendo prestado a prova e 22 aprovados. A Universidade Federal da Bahia contabilizou 88,7% de aprovação, com 102 alunos aprovados entre os 115 que prestaram o exame.
A Universidade Federal capixaba registrou 88,64% de aprovação, com 39 candidatos aprovados entre os 44 que fizeram a prova objetiva. Já a UnB registrou índice de 87,27% de êxito, com 48 candidatos aprovados entre os 55 que prestaram o exame em sua última edição.
A primeira fase a que se refere a estatística foi realizada no dia 20 de janeiro deste ano em todos os Estados que adotaram o Exame de Ordem unificado, ou seja, com provas aplicadas no mesmo dia e com conteúdo igual para todas as Seccionais.
As duas melhores colocadas do Paraná foram a UFPR, que está em 6.º lugar (84,96% de aprovação), e a UEL, que está em 15.º lugar (72%). Já na 18.ª colocação aparece a UEM com 69,85 %, e na 24.ª a UEPG (66,67%). A Fundinopi ficou em último lugar do ranking, 33.º, com índice de aprovação de 60%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário