04 fevereiro 2008

TARSO ESCREVEU O RELATÓRIO DA PF, DIZ JEFFERSON

ANDRÉA MICHAEL

Para o o presidente do PTB, Roberto Jefferson, o relatório da Polícia Federal sobre o caso dos Correios foi feito "por gente" do ministro Tarso Genro (Justiça) para "destruir" o PTB. Ele fez até "sambinha" ao insistir que se o presidente Lula não tomou providências ao saber do mensalão, cometeu crime de responsabilidade: "Zum, zum, zum, tá faltando um".

FOLHA - O que o sr. achou do relatório da PF sobre o caso Correios?
ROBERTO JEFFERSON -
Achei risível. É um exercício retórico de demolição de imagem. Não é um relatório criminal que demonstre o envolvimento com provas. É um exercício de retórica, muito bem-feito por um menino colocado lá para isso.

FOLHA - Mas quem fez o relatório?
JEFFERSON -
Esse grupo mais ligado ao PT que cumpre diretrizes do governo. Não posso dar nomes, mas é esse grupo que está fazendo a polícia política em favor do PT. Para eles tocarem no Eduardo Medeiros, que é indicado pelo PT, contra quem o Maurício Marinho centra fogo desde o começo, tiveram que fazer esse enredo para levar o PTB junto. Para sobrar alguma coisinha para o PT, eles têm de destruir o PTB. O PTB não fez negócios nos Correios. As contas de grande porte dos Correios, como o transporte aéreo e com empresas de informática, eles [o PT] pegaram. O relatório tenta jogar no PTB o que o partido não fez.

FOLHA - O que o sr. dirá no depoimento do inquérito do mensalão?
JEFFERSON -
Vou reiterar o que disse à Comissão de Ética, à CPI dos Correios, à PF. Da relação do PTB com o PT, como era o financiamento de campanha, qual o papel do Dirceu, do Genoino, que falei ao Lula duas vezes sobre o mensalão -em janeiro e em março [de 2005].
Não posso acusar frontalmente o presidente, seria um exercício de leviandade -como é esse relatório da PF. Disse ao presidente, que teve aquela reação de chorar, que é verdadeira, na frente do Walfrido [Mares Guia]. Eu disse: "Presidente, o PT tá pagando R$ 30 mil para cada deputado". O que eu quero saber dele como testemunha que será no meu processo é se ele tomou alguma providência legal. Eu narrei a ele o que na época era um fato político e depois acabou se transformando em crime. Quero saber se ele mandou instaurar inquérito. Se não tomou, ele errou. Foi crime de responsabilidade. Se ele tem notícia de um fato criminoso e não manda apurar... Nós vamos ter que cantar o sambinha da denúncia do mensalão: Ai zum, zum, zum, zum, zum, tá faltando um!

FOLHA - O presidente?
JEFFERSON -
Isso.

FOLHA - E as acusações do relatório contra o seu partido?
JEFFERSON -
O Antonio Osório, na Diretoria de Administração, não teve nenhuma encomenda minha de atrair nenhum grande empresário para ajudar o partido, não pediu nem ajudou que isso fosse feito. Não colocou nenhum centavo pessoalmente ou por meio de qualquer pessoa para ajudar o partido.

FOLHA - E quanto às planilhas?
JEFFERSON -
Aquilo era do Godoy [Fernando]. E agrem não é PTB. Ninguém encomendou aquilo a ele no PTB. Aquele varejinho que ele estava fazendo, aquilo não é para o PTB.

FOLHA - Quem fez o relatório?
JEFFERSON -
Gente ligada ao Tarso Genro, suponho. Eu deduzo, pelos indícios que há, que tenha sido o próprio Tarso que ajudou a escrever. Eu suponho, eu infiro, eu concluo, já que foi ele que nomeou o diretor-geral da PF, que acabou nomeando esse delegado para o inquérito.


OUTRO LADO: É CONCLUSÃO DA PF, DIZ CHEFE DOS CORREIOS
Carlos Henrique Custódio disse que não comentaria o relatório do inquérito da Polícia Federal no qual o delegado Daniel França afirma ter havido coleta de propina na estatal em benefício do PTB por meio de pessoas indicadas pelo partido para atuar na empresa. "Não vou fazer comentários porque são conclusões da PF. Isso é desnecessário, porque a apuração está feita", afirmou Custódio, que assumiu em 2006, após o mensalão.


*

É uma denúncia muito séria!...

Nenhum comentário: