08 fevereiro 2008

MEGA É MELHOR?

Michael Kepp

Talvez o tamanho desproporcional de top models e escolas de samba no sambódromo possa explicar porque esses megaespetáculos raramente me fascinam. Mulheres em escala menor e blocos de rua, ambos mais acessíveis, me encantam mais. O mesmo se aplica a cachoeiras. Uma queda d’água única sobre uma pedra pode, para mim, transcender até a sensação oferecida pelas Cataratas do Iguaçu.
Claro, Iguaçu é de tirarofôlego, mas sua grandiosidade mantém você à distância. Cachoeiras menos estupendas, que massageiam suas costas, lavam seu suor e oferecem um bom lugar para nadar não são mais convidativas? Afinal, qual é a graça de passar horas caminhando até uma cascata em que você não pode semolhar e com a qual não pode interagir? Não é como a diferença entre suspirar por uma celebridade e ser seduzido por alguém que acaba deconhecer?
Em Jaciara (Mato Grosso), fui atraído a uma caverna por um volumoso jorro d’água que caía de seu teto dentro de uma depressão criada pela força da cascata. A poderosa que da havia criado um caldeirão espumante de bolhas em que cabiam sete pessoas. Iguaçu oferece muito, mas não uma jacuzzi natural, anão ser que você tenhase cansado da vida.
O que torna a Cachoeirinha, no Parque Estadual de Ibitipoca (Minas Gerais), tão sedutora são sua cor e seu contexto. Depósitos minerais garantem aos rios do parque um tom dourado- escuro reluzente, realçado por leitos de calcário. E, já que a Cachoeirinha, um córrego cor de Coca-Cola, caindo sobre um veio cor de creme, exige quatro horas de caminhada pelo cerrado árido e seco, é um oásis.
A Cachoeirinha me tornou um fanático por cascatas, um cão de caça, farejando o campo atrás desses esparsos pedaços de paraíso. E, uma vez que não tenho uma imagem pré-concebida do paraíso, cada versão que encontro é uma revelação, uma visão exclusiva -já que quase todos os outros estão na praia.
Indiana Jones, a cascata próxima a São Pedro da Serra, no Estado do Rio de Janeiro, foi umadessas revelações. Enquanto vencia o terreno à volta de um cânion de rio, três pedras redondas - do tamanho da que perseguiu Indiana Jones ligavam suas paredes estreitas, esculpidas pela cachoeira atrás delas.
Uma cascata na serra da Bocaina, fronteira dos Estados do Rio e de São Paulo, tambémme deixou de queixo caído. Depois de caminhar pelamata atlântica até umcórrego que despencava precipício abaixo, vi que não havia mirante para a cachoeira.
Então, boiei no córrego e esperei que as nuvens se dissipassem.Quando se foram, revelaram toda a baía de Angra dos Reis, suas ilhas e a Ilha Grande ao fundo.
Muitas das maravilhas do mundo, natural ou não, não são monumentais. Essas pequenas jóias enfeitiçam porque sua escala reduzida convida você a interagir comelas e a acordar seus sentidos. Maravilhas - sejam elas cascatas, Carnavais ou membros do sexo oposto - não precisam ser mega para fazeremvocê dizer "uau!". Cachoeiras ficam ainda mais encantadoras se são exclusivas, se a única outra pessoa com quem você as compartilha for também uma maravilha.

Nenhum comentário: