19 fevereiro 2008

SINOPSES DE REVISTAS

Radiobrás

VEJA

- Saúde sem neurose - Por que não baixar o colesterol, a pressão e a glicemia a níveis extremos pode ser bom para o coração

Entrevista: José Eduardo Cardozo - O mensalão existiu - O novo secretário-geral do PT reconhece a existência de esquema de cooptação de políticos e diz que o partido precisa retomar a bandeira da ética. (págs. 11 a 15)

A fábula da CPI dos cartões - Acordo com a oposição limita as investigações sobre os gastos milionários do governo em despesas sigilosas. (págs. 50 a 55)

Aníbal, os louros e o sonho - O novo líder do PSDB na Câmara tem uma ambição. Cabe ao governador José Serra encaminhá-la. (pág. 56)

A ética do iogurte - Para senadores, decência tem prazo de validade: só precisa durar o período de um mandato. (pág. 57)

O ano do cofre cheio - Bancos dos EUA derrapam na crise - e brasileiros lucram como nunca. (págs. 88 e 89)


ÉPOCA

- Exclusivo - ONG ligada ao PT some com R$ 4,6 milhões

Milhões somem em ONG do PT - Os dirigentes da ONG receberam R$ 4,6 milhões do governo e admitem não ter como prestar contas. O caso revela que o Brasil ainda está longe de ter uma gestão eficaz dos gastos públicos. (Capa e págs. 36 a 40)

Nossa Política - Fernando Abrucio - As CPIs que deixam a política mais pobre - "Elas geram uma luta estéril entre oposição e governo e impedem a votação de reformas". (pág. 41)

Entrevista - Caio Marini - "Não basta ser transparente" - O governo precisa punir e melhorar a gestão, afirma um os consultores em administração pública mais requisitados do país. (págs. 42 e 43)

O bispo se complica - A Polícia Federal acusa Edir Macedo, líder da Igreja Universal, de cometer crimes de falsidade ideológica e de fraudar documento para negociar emissoras de TV. (págs. 44 e 45)

Nossa economia - Paulo Guedes - A lanterna na proa para a crise americana - "O ambiente econômico favorável mudou. Agora, a ação do Fed vai afetar o mundo todo". (pág. 46)

Mão Santa, língua solta - Quem é o político piauiense que virou, com sua verborragia e seu estilo folclórico, um dos senadores mais populares da República. (págs. 48 a 50)

A nova lista dos desmatadores - O governo anuncia um sistema para cortar o crédito bancário dos fazendeiros que desmatam ilegalmente. Será que vai dar certo? (págs. 52 a 54)

Quem tem medo do milho transgênico? - Duas variedades geneticamente modificadas são liberadas no Brasil. Entenda por que isso pode ser bom. (pág. 55)

O melhor negócio do Brasil - A cada balanço, os bancos brasileiros parecem lucrar mais. Agora, para amenizar a imagem negativa, o Itaú - o campeão de rentabilidade - lançou até uma campanha publicitária. Por que eles ganham tanto dinheiro? (págs. 58 e 59)

O disfarçado recall do Fox - A Volkswagen reage à reportagem de "Época" e oferece uma peça que evita dedos decepados. Mas na Justiça a empresas põe a culpa vítimas. (págs. 84 e 85)


ISTOÉ

- Cartões - Os gastos que Lula quer esconder

- A incrível história do menino índio enterrado vivo

Entrevista - Juca Chaves - "Político tem que trabalhar de graça" - Com a língua afiada, o humorista completa 50 anos de carreira, conta sua relação como o poder e critica a Lei Rouanet. (págs. 7 a 9)

Os gastos que Lula quer esconder - Apesar da blindagem do Planalto, principalmente em torno da família do presidente, documentos obtidos por "IstoÉ" mostram novas despesas suspeitas pagas pelo governo. (Capa e págs. 28 a 33)

Políticos na guilhotina - Maior rigor da Justiça leva sete governadores, quatro senadores e 25 deputados e julgamento no TSE por irregularidade eleitoral. (pág. 34)

A quem interessa? Roubo de informações sobre campos de petróleo descobertos pela Petrobras pode ser espionagem. (pág. 36)

Acredite! Collor tenta voltar à Presidência - O senador Fernando Collor monta equipe para disputar a eleição de 2010. Sua nova bandeira é o parlamentarismo. (pás. 38 e 39)

O garoto índio que foi enterrado vivo - Amalé quase foi morto em nome dos costumes indígenas. E a Funai faz vista grossa ao infanticídio de algumas tribos. (Capa e págs. 40 e 41)


ISTOÉ DINHEIRO

- O raio X do lucro dos bancos - O que está por trás dos resultados bilionários de Bradesco, Itaú, Unibanco, Santander e outras instituições financeiras (e que nem sempre aparece nos balanços)

- FHC exclusivo: ex-presidente ataca o apetite estatizante do governo e critica o BNDES, a Casa Civil e a criação da supertele nacional

FHC dispara o alarme - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fala com exclusividade à "Dinheiro" e revela preocupação com o apetite estatizante em Brasília. Na sua visão, o relógio passou a andar para trás desde que o governo começou a intervir em setores cruciais da economia, como telefonia, distribuição de combustíveis e petroquímica. (Capa e págs. 22 a 27)

Uma ponte com a França - Lula se encontra com Nicolas Sarkozy para construir uma ligação com a Guiana, mas, enquanto o Brasil quer uma aliança militar, os franceses tentam conter os garimpeiros nacionais. (págs. 28 e 29)

O mistério da Petrobras - Roubo de informações estratégicas da estatal, incluindo dados do campo de Tupi, pode envolver grandes multinacionais do setor petrolífero. (págs. 30 e 31)

As notas frias do Planalto - Fraudes na comprovação de despesas com cartões corporativos já foram reveladas há mais de dois anos pela "Dinheiro" e agora começam a chegar ao Congresso. (págs. 32 e 33)

Ceará contra a China - Indústria de calçados elege o Estado como um dos quartéis-generais para enfrentar asiáticos na batalha pelo mercado internacional. (págs. 60 e 61)

O raio X do lucro dos bancos - De onde vêm os ganhos bilionários dos grandes conglomerados financeiros do País. (Capa e págs. 82 a 86)

Artigo - Leonardo Attuch - A picanha e a segurança nacional - "No passado, Getúlio Vargas usou a lei de Segurança Nacional para esmagar opositores. Com base nisso, Luís Carlos Prestes foi preso. Agora, o mesmo conceito sai do túmulo para impedir que o povo saiba como é gasto o dinheiro dos cartões corporativos". (pág. 87)


CARTA CAPITAL

- E vamos à CPI da tapioca... - A oposição insiste na investigação de casos de pequena dimensão na esperança de atingir Lula

- Ética? Ricardo Izar e o esquema de corrupção no DNPM

Análise: crise econômica - Delfim Netto - O Greenspeak do Copom - "Os bancos centrais inventaram um patuá. Consiste em obscurecer a mensagem para esconder tudo aquilo que não sabem como resolver". (pág. 20)

O enredo da tapioca - CPI - A oposição visa Lula, mas está aberta a uma investigação controlada. (Capa e págs. 22 a 27)

Corrupção profunda - DNPM - A associação de servidores e grupos privados para "dominar" um órgão federal. (Capa e págs. 28 a 31)

O voto da emoção - EUA - Por motivos que pouco têm a ver com lógica, Obama ultrapassa Hillary e os republicanos atiram no próprio pé. (págs. 39 e 40)

Peroscópio - Nouriel Roubini - O adeus à era Bush - "Hillary, Obama e McCain têm visões menos unilaterais de geopolítica, o que beneficiará o Brasil". (pág. 41)

Um museu sem crise - Política Cultural - O MAM completa 60 anos, cresce e torna-se um modelo de sobrevivência para as instituições brasileiras. (págs. 50 e 51)

Nenhum comentário: