25 fevereiro 2008

SINOPSES DE JORNAIS

Radiobrás


JORNAL DO BRASIL

- Sem Fidel, Cuba inicia mudanças

- Confirmado presidente ontem pela Assembléia Nacional de Cuba, Raúl Castro, irmão do ex-ditador Fidel Castro, disse logo no discurso de posse que vai reestruturar a máquina estatal, cortando órgãos para diminuir a burocracia. E prometeu que na semana que vem eliminará "proibições simples", dando mais liberdade ao povo do último país socialista do Ocidente, Raúl não detalhou quais direitos os cubanos ganharão. (pág. 1 e Internacional, pág. A21)

- A Petrobras vai destinar um setor específico para cuidar da produção de biodiesel e etanol e aplacar o PMDB. À revelia do PT, o partido vai indicar o engenheiro Alan Kardec Pinto para a diretoria de biocombustíveis, que será criada esta semana. (pág. 1 e Economia, pág. A16)

- Além de alterar por meio de decreto a composição das Jaris (juntas que julgam recurso de infrações de trânsito), o prefeito Cesar Maia também mudou a legislação para pagar os salários de seus membros. (...) (pág. 1 e Cidade, pág. A14)


FOLHA DE SÃO PAULO

- Assembléia de Cuba elege irmão de Fidel

- Na Cuba pós-Castro que a burocracia comunista quer fazer crer que será realidade daqui em diante, nada poderia ser mais emblemático do que a primeira página do jornal oficial "Juventud Rebelde" que circulou ontem, dia em que, depois de 49 anos de poder incontrastável, Fidel Castro, 81, foi substituído na presidência do Conselho de Estado, órgão máximo de poder na ilha, por seu irmão Raúl Castro. (pág. 1)

- DA REPORTAGEM LOCAL O Brasil vai precisar de 27,7 milhões de novas moradias até 2020 para dar conta de atender o crescimento das famílias, zerar o atual déficit habitacional e acabar com cortiços e favelas. É o que indica estudo da FGV Projetos elaborado para o SindusCon SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil paulista), que será apresentado no próxima semana ao Ministério das Cidades durante as discussões do Plano Nacional de Habitação (PlanHab). (pág. 1)

- A Comissão Mista do Orçamento no Congresso, formada por 20 deputados federais e sete senadores, fez uma série de manobras, desde setembro do ano passado, para conseguir enxertar um anexo inteiro de "metas e prioridades" no Orçamento da União de 2008 que não constava na proposta enviada pelo governo federal. (pág. 1)

- Em muitas análises sobre a piora da qualidade da educação, um argumento usado é o de que sucessivas perdas salariais foram diminuindo a atratividade da carreira do magistério. Duas pesquisas inéditas, no entanto, apontam mudanças positivas nesse quadro. (pág. 1)


O ESTADO DE SÃO PAULO

- Velha guarda cubana fica no poder

- Numa decisão esperada, o irmão de Fidel, Raúl Castro, de 76 anos, foi eleito presidente de Cuba. Em seu discurso de posse na Assembléia Nacional, ele fez questão de deixar claro que as linhas gerais da política e da economia cubana se manterão. Mas sugeriu pequenas reformas na estrutura do Estado e sinalizou para as próximas semanas que eliminará proibições que limitavam a concessão de benefícios a alguns cidadãos. (...) (págs. 1 e A11)

- O presidente Lula propôs a adoção de uma política de energia para Brasil, Argentina e Bolívia como saída para a disputa pelo gás boliviano. Reunido com os presidentes Cristina Kirchner e Evo Morales, Lula questionou, segundo funcionários brasileiros, os números de consumo e produção apresentados pelos parceiros. (págs. 1 e B3)

- Inaugurada em dezembro, com a promessa de isenção e autonomia em relação ao governo, a Empresa Brasil de Comunicação, ou TV Brasil, emissora pública criada por medida provisória, carrega vícios das TVs oficiais. Promoção de estatais e falta de regras para anúncios institucionais ainda são problemas não resolvidos. (págs. 1 e A4)

- A missão da União Européia, que se reúne hoje em Brasília e começa a vistoriar fazendas em 6 Estados, encontrará pecuaristas, frigoríficos, empresas certificadoras e o governo divididos sobre que medidas adotar para garantir a qualidade da carne brasileira. "Ninguém se entende", diz o deputado Waldemir Moka (PMDB-MS). (págs. 1 e B1)


O GLOBO

- Irmão de Fidel assume e promete reformas

- Raúl Castro teve ontem o seu nome confirmado como o novo presidente de Cuba no lugar de seu irmão, Fidel. Em seu discurso, na Assembléia Nacional, deu o tom de seu governo ao prometer enxugar a máquina administrativa - buscando "um Estado mais ágil e que implique menos reuniões" -, reavaliar o peso cubano e eliminar algumas proibições relativas à área econômica. Mas anunciou que consultará Fidel sobre decisões importantes. (...) (págs. 1, 26 e 27)

- O Conselho Nacional de combate à Pirataria está registrando uma incidência jamais vista de medicamentos falsificados, que não têm eficácia no tratamento. A maioria é importada da Ásia e entra no Brasil via Paraguai e Uruguai. Em 2007, a Anvisa apreendeu dez tipos de remédios falsificados. (págs. 1 e 21)

- Escutas telefônicas, exibidas ontem pelo "Fantástico", revelaram que a milícia que dominava a Vila Palmeirinha, em Guadalupe, torturava os moradores e vendia armas, além de cobrar taxas por serviços de segurança e TV a cabo pirata. (...) (págs. 1 e 8)


GAZETA MERCANTIL

- Vale garante reajuste para 70% das vendas de minério

- Os contratos fechados na semana passada já garantiram à Companhia Vale do Rio Doce reajustes para 70% de sua venda de minério de ferro prevista para este ano, informou o diretor executivo de ferrosos, José Carlos Martins. (...) (págs. 1 e A8)

- O volume das exportações não acompanha o aumento de preços internacionais das commodities brasileiras. Segundo Roberto Giannetti da Fonseca, diretor do departamento de relações internacionais e comércio exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), 11,5% da expansão das exportações em 2007 é resultado de reajustes de preços e apenas 5% corresponde a volume exportado. (...) (págs. 1 e A6)


CORREIO BRAZILIENSE

- Finatec é o próximo alvo da CPI das ONGs

- Paralisada por falta de acordo entre a base aliada e a oposição, comissão decide investigar instituições ligadas a universidades federais e mira a fundação que bancou luxo em apartamento da reitoria da UnB. (pág. 1 e Tema do Dia, pág. 2)

- Eleito, Raúl Castro anuncia fim de proibições - Mudanças vão começar pela revisão das restrições aos benefícios que devem ser concedidos à população, disse o novo presidente de Cuba, que também prometeu medidas para impulsionar a economia da ilha comunista. (págs. 1 e 14)

- Servidores negociam e descartam paralisação. (págs. 1 e 10)


VALOR ECONÔMICO

- Ajuste fácil ao fim da CPMF viabiliza corte de impostos

- O ajuste fiscal feito em nome do fim da CPMF foi praticamente indolor. Não houve cortes nas emendas dos parlamentares ao Orçamento Geral da União, que somam R$ 15,3 bilhões. Praticamente todos os reajustes salariais do funcionalismo, objetos de acordo no ano passado, foram respeitados e serão implementados (só não serão retroativos a 2007)

- O atraso nas chuvas de verão neste ano provocou a alta do preço da energia elétrica no mercado livre em janeiro e uma guerra entre compradores e vendedores cujo desfecho é esperado para 18 de março, quando a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) liquida os negócios daquele mês. (...) (págs. 1 e A4)

- Os investidores estrangeiros inverteram completamente a direção de suas aplicações e voltaram a fazer apostas contra o dólar e a favor do real. A posição oficial do capital externo no último pregão de 2007 era "comprada" em US$ 4,21 bilhões nos mercados de derivativos cambiais da BM&F. De lá para cá, promoveram reviravolta radical na posição. (...) (págs. 1 e C2)

Nenhum comentário: