16 fevereiro 2008

SAI DA LAMA, JACARÉ!

NELSON MOTTA

Preciso me livrar do vício de ler blogs políticos. Começou por curiosidade, virou hábito e, depois, necessidade, várias vezes ao dia, em busca de emoções cada vez mais fortes, maiores escândalos e baixarias. São blogs perigosos, criam dependência, deveriam ter tarjas de advertência, como os cigarros, os remédios e as bebidas. E deveriam ser proibidos para menores, porque podem provocar graves danos em mentes jovens e sugestionáveis.
Quero abandonar esse duvidoso prazer de rir com os vitupérios dos militantes digitais, já não consigo me divertir com o fanatismo otário de tucanos e petistas com seus slogans, bordões e estatísticas, com as suas disputas entre quem fez pior ou quem fez primeiro. Quanto mais diferentes querem ser, mais parecidos se tornam em sua intolerância, ignorância e má-fé. As acusações são respondidas com acusações aos acusadores e assim sucessivamente: nem opinião, nem debate, nem informação, pura perda de tempo e de espaço.
Um enigma na blogosfera: sempre li muitos tucanos, demos e petistas que até se orgulham de sua condição, mas jamais vi, nos melhores ou piores blogs, alguém se dizendo peemedebista roxo - o maior partido do país parece que não tem partidários, pelo menos não on-line. Ninguém defende as suas causas, programa e ideologia, parece que o mundo da política e da luta pelo poder está dividido entre petistas e tucanos. Mas como falar de causa, programa e ideologia do partido mais poderoso do Brasil sem rir? Ou chorar.
Nada explica o vício tolo de ler o que se detesta só para se indignar, ficar furioso, xingar a tela. Mas talvez funcione como um descarrego: ao canalizar a sua agressividade para o mundo lamacento da política, você se sente melhor, só por não ser como eles.

Nenhum comentário: