23 março 2007

PÁSCOA

UOL

Descobrimos um monte de coisas interessantes sobre Páscoa, ovos, chocolate e coelhos. Fique por dentro você também:

PÁSCOA
Você sabia que a Páscoa sempre cai entre os dias 22 de março e 25 de abril?
É a partir da Páscoa que as outras datas do calendário cristão são estabelecidas. Ela é celebrada no 1º domingo depois da primeira Lua cheia do outono (no hemisfério sul). Dois dias antes disso é a Sexta-Feira Santa; 40 dias antes é a Quarta-Feira de Cinzas; 43 dias antes é o Carnaval. O domingo anterior ao dia da Páscoa é o domingo de Ramos, quando se celebra a entrada de Jesus em Jerusalém.

No Hemisfério Norte a Páscoa comemora o início da primavera, não do outono, e celebra o fim do inverno e a volta da vida.

A palavra Páscoa é hebraica e vem de Pessach, que significa Passagem. A Páscoa judaica comemora a travessia do mar Vermelho, feita quando o povo judeu se libertou de um longo período de escravidão no Egito.
Mais tarde, os cristãos começaram a utilizar essa comemoração para relembrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

CHOCOLATE
A maior caixa de barras de chocolate já feita pesava 1.700 kg e foi feita pela Nestlé para o festival Doces Surpresas, feito em Dubai, nos Emirados Árabes, em 30 de junho de 2005.

O povo suíço é o maior consumidor de chocolates do mundo. Por ano, cada cidadão suíço come cerca de 11,5 kg de chocolate, o equivalente a 230 barras de 50 g. Dá quase um chocolate por dia.

Estão certos os suíços: a Universidade de Harvard, nos EUA, realizou um estudo com 8 mil pessoas e descobriu que o chocolate pode prolongar a vida. Os "chocólatras" costumam viver um ano a mais do que aqueles que não apreciam tanto a guloseima.

OVOS
Os EUA realizaram a maior caçada de ovos de Páscoa da história. Em 9 de abril de 2006, 5.198 crianças e 4.384 adultos procuraram 301 mil ovos escondidos no parque Stone Mountain, na Geórgia.

O ovo de Páscoa mais alto do mundo foi feito na África do Sul. Ele tinha 7,65 m de altura, era recheado com marshmallow e pesava cerca de 4 mil kg.

Você sabia que o maior ovo de animal é o de avestruz? Ele costuma ter entre 15 e 20 cm e pesar mais do que 1kg.
Já o menor ovinho é o do beija-flor-verbena: dois exemplares com menos de 1 cm pesavam 0,365 g e 0,375 g.

Você conhece o ornitorrinco? Ele é o único mamífero que bota ovos. Bem esquisito, ele é peludo e possui quatro patas e bico. Ele também é venenoso, mas fique tranquilo: o ornitorrinco vive nas margens dos rios da Tasmânia e da Austrália.

Nenhum comentário: