21 março 2007

A CRÍTICA

(Mais uma vez, para meditação:)

O termo crítica provém do grego crinein, que significa separar, julgar. É um ato do espírito que preserva o que merece ser afirmado e põe em dúvida a pretensão daquilo que vai além de seu domínio de aplicação e, portanto, não merece ser afirmado. A crítica é um julgamento de mérito: tal julgamento é estético, se contempla uma obra de arte; lógico, se contempla um raciocínio; intelectual, se contempla um conceito, uma teoria ou um experimento; moral, se contempla uma conduta. Esse julgamento de mérito é fruto de uma atividade da razão, esse poder de distinguir o verdadeiro do falso, que age como uma espécie de tribunal. Ele pode tomar por objeto a própria razão, pelo exercício da crítica da razão, separando, distinguindo o domínio dentro do qual a razão pode ser exercida daquele em que ela delira a cada vez que pretende conhecer o absoluto, aquilo que tem sua razão de ser em si mesmo e a que não corresponde nada de sensível. Pertencendo à ordem de um ato de espírito que duvida antes de afirmar, a crítica pertence, então, à ordem da liberdade de espírito.
(Conceituação filosófica - Wikipédia)

Assim sendo, concluímos claramente, que a crítica é livre. Mas, infelizmente ela tem sido usada de forma covarde, principalmente no quesito moral.
Homens tidos como de bem, simplesmente por não aceitá-la, a usam como arma: perseguem, difamam, caluniam, prejudicam.

Por que não podemos pensar diferente do outro, sem sermos censurados?

A verdade é que qualquer pessoa que faz e toma decisões está automaticamente sujeita às críticas.O homem público é o maior exemplo disto. E geralmente, a crítica é dirigida aos seus atos, e não à sua pessoa.

Em política, vida pública significa coletividade: o povo é o que mais importa.Ego, vaidade, interesse próprio, privilégio a grupos aliados, isso sim, deveria ser repudiado.

Lembremos que vivemos num país democrático, onde o direito à livre expressão é soberano.

Não somos perfeitos, nem melhores que os outros. Não estamos acima do bem e do mal.

Quando receber uma crítica, seja justo e leal: respeite quem não pensa como você. Analise a idéia, deixando de lado seu ego. Pode ser uma boa chance de rever conceitos, valores; mudar, fazer, acontecer.

A humildade é qualidade dos fortes e a verdade sempre vence.

"Prefiro os que me criticam, porque me corrigem aos que me adulam, porque me corrompem."
Santo Agostinho

REFLEXÃO
"Eu não me envergonho de corrigir meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender."
Alexandre Herculano

Nenhum comentário: