15 março 2007

BRASIL É O TERCEIRO NO MUNDO EM VENDAS DE DESKTOPS

PC World

Em boa fase, mercado nacional comercializou 6 milhões de máquinas em 2006 e ficou à frente de nações tradicionalmente fortes

Em 2006, o Brasil se tornou o terceiro maior mercado para desktops do mundo, comercializando mais de 6 milhões de PCs de mesa. Os dados foram divulgados em primeira mão para a reportagem de PC WORLD pela empresa de pesquisas IDC. Encabeçando o ranking, na primeira e segunda posição, figuram EUA e China.

Em posição privilegiada no ranking, o Brasil fica à frente de mercados tradicionalmente fortes, como o do Japão, e de promessas emergentes, como Índia e Rússia, integrantes do bloco BRIC ao lado de China e Brasil.

Entre os fatores que influenciaram na obtenção da marca histórica, apontadas pelo analista do IDC Reinaldo Sakis, estão o dólar estável em patamar baixo, a maior oferta de equipamentos pelo varejo e as iniciativas de inclusão digital propostas pelo Governo Federal, como medidas de isenção de tributos fiscais para fabricantes e programas para venda de computadores populares.

“As máquinas do Computador Para Todos, de configuração básica e sistema operacional Linux, proporcionaram crescimento da base instalada de desktops”, afirma Sakis. Segundo o analista, os PCs mais vendidos são justamente aqueles de menor preço. “O mercado nacional é notório por ser muito focado em preço, sendo assim, vende mais quem custa menos”.

Para Sakis, a força do varejo foi também responsável por impulsionar a venda do segmento de PCs para uso doméstico. Hoje, os desktops domésticos já teriam porcentagem de 49% no consolidado de venda de 2006, com o restante sendo de máquinas para uso corporativo.

Nenhum comentário: