24 março 2007

PARA CRIANÇAS

Divertido livro "Caro Einstein..." mostra que qualquer ajuda é possível!
UOL


Você está precisando de ajuda para passar de ano? Imagine pedir uma forcinha para Albert Einstein, um dos cientistas mais importantes de todos os tempos. E não é que ele costumava ajudar estudantes durante seu tempo livre? O físico e matemático alemão viveu entre 1879-1955 e desenvolveu a teoria da Relatividade Espacial, entre outras coisas incríveis, que mudou nossas idéias sobre o espaço, o tempo e a natureza do universo.

O livro "Caro Einstein...", baseado na história real de uma garotinha americana que enviou uma carta ao cientista na tentativa de ajudar sua irmã a passar de ano, é uma gostosa oportunidade de descobrir a sensibilidade deste grande mestre. A jovem em questão é Johanna Mankiewicz, de sete anos, que queria ajudar sua irmã de 15 anos a qualquer custo. A história foi parar na primeira página do importantíssimo jornal americano "The New York Times", em 1952, com a manchete: "Menina com problema em geometria recorre a Einstein. Ela decidiu que o famoso físico seria o mais apto a resolver o problema - e ele resolveu".

As irmãs Flora e Anabela são as personagens desta história. Quem ilustra o livro é a própria autora, Lynne Barasch, com lindas aquarelas. Ao final, você encontra uma breve biografia que fala sobre a vinda de Einstein ao Brasil em 1952. Há também fotinhas ilustrativas de seu desembarque no Rio de Janeiro, onde visitou o Museu Nacional, o Observatório Nacional e a Floresta da Tijuca. Diz que ele comeu até vatapá com pimenta!

"A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação circunda o mundo", disse Albert Einstein. "Caro Einstein..." é uma delícia para ler antes de dormir, ter bons sonhos, e embarcar em mais um dia inspirador de sua vida.

"CARO EINSTEIN..."
Texto e ilustrações de Lynne Barasch
Editora Cosac Naify
48 páginas
R$ 29,00

Nenhum comentário: