28 março 2007

AS ELEIÇÕES NA AMÉRICA LATINA

Do Ex-Blog de César Maia:

DANIEL ZOVATTO – DIRETOR PARA AMÉRICA LATINA DO INSTITUTO INTERNACIONAL PARA A DEMOCRACIA E ASSISTÊNCIA ELEITORAL DIZ QUE “ESTÁ NA HORA DE GOVERNAR” DEPOIS DE TANTAS ELEIÇÕES NO CONTINENTE

Resumo de artigo em El País.

01. Depois do histórico rally eleitoral que acaba de passar América Latina, de longe o mais importante desde a democratização, está na hora de se produzir resultados, cumprir com as promessas de campanha, gerar crescimento alto e sustentável e empregos de qualidade, e reduzir drasticamente a pobreza e a desigualdade.

02. Entre novembro de 2005 e dezembro de 2006 dos 18 países da região, 11 realizaram eleições presidenciais: Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica,Equador, Honduras, México, Nicarágua, Peru e Venezuela.

03. América Latina na verdade girou ao centro e não a esquerda se analisarmos as três grandes correntes: centro-direita, social democrata e populista. Brasil,Chile e Uruguai são do eixo social-democrata. O eixo nacional-populista temVenezuela, Bolívia, Equador e Nicarágua. E o de centro-direita México Colômbia ePeru.

04. Das 11 eleições, 8 previam segundo turno e em 4 isso ocorreu.

05. Dos 11 presidentes eleitos só quatro obtiveram maioria legislativa própria:Morales, Bachelet, Uribe e Chávez.

06. Cinco partidos dos que estavam no governo venceram: Brasil, Chile, Colômbia,México e Venezuela.

07. No Chile, Costa Rica, Honduras, México e Nicarágua a participação eleitoral diminuiu comparando com a eleição anterior. Nos demais aumentou.

08. Os questionamentos pós-eleitorais se deram no México, Costa Rica, Honduras ePeru.

09. Em 7 dos 11 paises havia a possibilidade de re-eleição. Todos os candidatos-presidentes conseguiram se reeleger.

10. A democracia eleitoral saiu fortalecida deste intenso rally. Não ocorreu qualquer tsunami político. Mudança mesmo só na Bolívia, Equador e Honduras.

11. Em 2007 teremos mais duas eleições presidenciais: Argentina e Guatemala.

Nenhum comentário: