20 março 2007

CIDADES MAIS RICAS

São Paulo e Buenos Aires estão entre as 20 cidades mais ricas em 2005
Da FolhaNews

Cidade do México, Buenos Aires e São Paulo estão entre as 20 cidades mais ricas do mundo em 2005, segundo dados de um relatório da empresa de consultoria PricewaterhouseCoopers sobre a evolução da população e da economia das principais capitais mundiais até 2020.

O estudo, apresentado nesta terça-feira na Espanha, analisa a situação de 151 grandes cidades de todo o planeta, tomando como base o PIB per capita e o poder aquisitivo de cada cidadão em função do custo de vida, premissas que servem para comparar de uma maneira realista o nível de vida entre os diferentes países.

No topo da lista estão Tóquio, Nova York, Los Angeles, Chicago, Paris, Londres, Osaka, Cidade do México, Filadélfia e Washington, nessa ordem. Entre as cidades latino-americanas mais destacadas estão Buenos Aires (13° lugar), São Paulo (19°) e Rio de Janeiro (30°).

Em 2005, do grupo das 30 cidades com o PIB per capita mais elevado, só cinco pertencem ao grupo de economias emergentes: Cidade do México, Buenos Aires, São Paulo, Moscou e Rio de Janeiro. As 30 cidades concentram 16% do produto interno bruto mundial. A soma do PIB das duas cidades mais ricas do mundo (Tóquio e Nova York) supera o de países como Espanha ou Canadá.

Das 151 economias estudadas, as 81 cidades em países com economias emergentes detinham, em 2005, 27% do PIB total. Para 2020, calcula-se que essa percentagem subirá até 35%. As cidades que devem sofrer as maiores quedas no ranking são européias: Roma, Milão, Viena e Berlim.

Nápoles, Helsinque, Zurique, Amsterdã, Copenhague e Budapeste sairão do grupo das 100 cidades mais ricas, segundo o relatório. A análise conclui que, entre os países industrializados, as cidades que alcançarão alto grau de desenvolvimento no futuro serão aquelas que conquistarem vantagens competitivas na economia do conhecimento, dos serviços financeiros e do consumo.

As dez cidades mais ricas em 2020 serão, segundo o relatório, Tóquio, Nova York, Los Angeles, Londres, Chicago, Paris, Cidade do México, Filadélfia, Osaka e Washington.

Nenhum comentário: