13 abril 2008

SINOPSES DE REVISTAS

Radiobrás



VEJA

- "2026, é Lula outra vez...!" - A busca do terceiro mandato pode degenerar na criação de um presidente vitalício no Brasil?

Entrevista: Marco Antonio Villa - O bufão da América - Historiador diz que Hugo Chávez, presidente da Venezuela, é perigoso por ser ambicioso e imprevisível. (págs. 11 a 15)

A assombração do continuísmo - A idéia de um terceiro mandato consecutivo para Lula volta a circular em Brasília. O presidente já disse que isso é brincar com a democracia. Mas, pelo jeito, seus amigos e aliados precisam receber dele uma mensagem ainda mais enfática. (Capa e págs. 56 a 64)

Fazer dossiê não é crime? - O ministro da Justiça não vê problema em montar banco de dados contra adversários. (págs. 66 e 67)

Terapia de prevenção - O Banco Central se prepara para "tirar o barril de chope da festa" para conter a inflação. (págs. 70 e 71)

Andre Petry - Uma briga das boas - "O Google faz o serviço tecnológico da censura para agradar à ditadura de Pequim e vem defender a liberdade de expressão no Brasil encobrindo racistas e pedófilos". (pág. 83)

Diogo Mainardi - É Créu neles! É Créu nelas! - "Para proteger a imagem de Lula, todas as maiores figuras do PT foram sacrificadas. E as menores também. Dou um conselho aos mais aflitos: pendurem na parede uma fotografia do primeiro ministério lulista, de 2003. A mortalidade entre seus membros foi maior do que a do politburo de Stalin". (pág. 129)


ÉPOCA

- Até quando ele vai sorrir? - Os conflitos entre tibetanos e chineses põem o líder budista Dalai-Lama diante de um dramático teste de autoridade - Mais: o impacto dessa disputa nas Olimpíadas de Pequim

O negócio dele é criar sindicatos - O enriquecimento do sindicalista Ataíde Francisco de Morais é símbolo de um sistema que vive do imposto sindical, mas não presta contas. (págs. 40 a 43)

O império somos nós - A "exploração" da energia de Itaipu virou o tema principal da eleição presidencial no Paraguai. O resultado poderá se tornar uma conta alta para o Brasil pagar. (págs. 44 a 46)

Enrolou, enrolou e caiu - O que está por trás da crise que levou ao afastamento do reitor Timothy Mulholland da Universidade de Brasília. (págs. 48 e 49)

O esquema era maior - O misterioso consultor Luís Lima tinha uma segunda porta de entrada para conseguir contratos sem licitação em administrações comandadas pelo PT. (págs. 52 a 54)

Bye-bye, América - Como estão vivendo os milhares de brasileiros que a crise econômica e a perseguição aos imigrantes ilegais expulsaram dos EUA. (págs. 56 a 58)

Qual é a nota de seu colégio? - Como o Enem virou uma referência para comparar as escolas no país - e incentivá-las a melhorar. (pág. 80).


ISTOÉ

- Guerra no Planalto - Os ministros Dilma e Franklin brigam por causa do dossiê

- Educação - Os segredos das melhores escolas do Enem

Entrevista - Álvaro Dias - "Se houve conspiração, Lula é o responsável" - Senador diz que dossiê sobre FHC foi obra de petistas contra Dilma, mas admite que oposição é incapaz de abalar o presidente. (págs. 7 a 11)

Ex-guerrilheiros em pé de guerra na Esplanada - Suspeita de vazamento de dossiê azeda relação entre Dilma Rousseff e Franklin Martins. (Capa e págs. 29 e 30)

Portas abertas para Aécio - Estrela em festa do PMDB, o governador de Minas usa o evento para crescer no PSDB e constranger José Serra. (pág. 31)

Descontos suspeitos - Ministério Público investiga empresas de turismo que vendem ao governo passagens aéreas abaixo do custo. (pág. 34)

Devanir, o oportunista - Enquanto colhe assinaturas para uma emenda pelo fim da reeleição, deputado petista defende plebiscito sobre terceiro mandato para Lula. (pág. 36)

Em Niterói, a dengue não tem vez - Prevenção e programas como o Médico de Família fizeram com que a cidade evitasse a epidemia que atinge os cariocas. (págs. 48 e 49)

Leonardo Attuch - Internem Cesar Maia - "O prefeito do Rio disse que seria presidente se pudesse salvar 30 vidas. Mas já são 47 os mortos pela dengue na sua cidade". (pág. 49)

O que essas escolas têm de mais? - As instituições campeãs do Exame Nacional do Ensino Médio no Rio e em São Paulo revelam seus métodos de ensino. (Capa e págs. 68 a 70)

Como será a super Eletrobrás - Ela irá investir no Exterior e poderá ser majoritária em grandes projetos no Brasil. Para os críticos, é a volta da estatização no setor elétrico. (págs. 90 e 91)


ISTOÉ DINHEIRO

- O Brasil na tela da Intel - O maior fabricante de processadores põe o País no centro de sua estratégia. O motivo? Teremos o terceiro maior mercado de computadores do mundo em 2010

Entrevista: Robert Kaplan - "As empresas cometem erros tolos" - "O Brasil não pode ficar tão dependente de commodities e deve agregar valor a seus produtos". (págs. 18 a 20)

Nem Ordem nem Progresso - Conflito em Roraima e invasões do MST expõem a fragilidade institucional do Brasil distante. (págs. 24 a 26)

Uma montadora por R$ 1 bilhão - O Rio quer uma fábrica da Hyundai e faz lobby para derrubar, na Receita, uma multa bilionária. (pág. 27)

Hora de voltar ao FMI - Agora que o Fundo virou heterodoxo e prega até a queda dos juros no Brasil, chegou a hora de atravessar o labirinto que leva a Washington em busca de conselhos - e não de dinheiro. (págs. 28 e 29)

Corrida armamentista - Os países latino-americanos nunca gastaram tanto em armamentos. E o Brasil vem puxando a fila. (págs. 30 e 31)

Empresários na sala de aula - Grandes corporações aliam-se aos governos e às ONGs para promover um choque de qualidade na educação brasileira. (págs. 32 e 33)

Brasil na tela da Intel - O País é a grande aposta da gigante dos processadores. Motivo: em 2010 será o terceiro maior mercado de computadores do mundo. (Capa e págs. 34 a 36)


CARTA CAPITAL

- Esperanças para a saúde - Criado na Constituição de 1988, o sistema público democratizou o acesso e tirou o Brasil dos índices africanos em algumas doenças. Para o ex-ministro Adib Jatene e para o atual, José Gomes Temporão, falta é dinheiro

- Nouriel Roubuni: O pior da crise dos EUA ainda nem chegou

- Eleições no Paraguai - Favorito, Lugo mira o Tratado de Itaipu

Rosário político - Paraguai - Fernando Lugo mantém a dianteira nas pesquisas eleitorais com a promessa de renegociar o Tratado de Itaipu e tirar do poder o Partido Colorado. (Capa e págs. 8 a 13)

Periscópio - Nouriel Roubini - Longe do fundo poço - "A crise americana mal mostrou todas as garras. O pior ainda está por vir". (Capa e pág. 17)

Saúde mais cidadã - Setor público - Ainda distante do ideal, o SUS completa 20 anos e leva assistência médica para onde havia apenas exclusão. (Capa e págs. 20 a 24)

Pobre, mas eficiente - Entrevista - O ministro José Temporão diz que o problema do SUS é falta de dinheiro. (Capa e págs. 24 a 26)

Bem longe do paraíso - Planos - Operadoras privadas lideram o ranking das reclamações de consumidores. (págs. 26 e 27)

E o reitor se afasta - UnB - Acuado por denúncias de irregularidades e pressionado pela ocupação da reitoria. Timothy Mulholland se licencia. (págs. 28 e 29)

Terra em transe - Impasse - O Supremo suspende a retirada de fazendeiros da reserva Raposa Serra do Sol. (pág. 30)

Sextante - Antonio Delfim Netto - Excesso de ruído - "A reunião com o presidente Lula teve como pauta sugestões para uma política industrial-exporadora. Não se cogitou a mudança do atual regime de flutuação do câmbio". (pág. 31)

Nenhum comentário: