14 abril 2008

SINOPSES DE JORNAIS

Radiobrás


JORNAL DO BRASIL

- Rio leva dengue à Baixada

- Lixo recebido no Aterro de Gramacho provoca descontrole da doença em Duque de Caxias. (pág. 1 e Cidade, pág. A11)

- A reunião do FMI e do Banco Mundial chegou ao fim ontem com uma certeza: a preocupação com os riscos de inflação e recessão mundial dominaram os debates. Mas a discussão sobre os remédios necessários para evitar novas crises no futuro ficou de lado. Dirigentes das duas instituições foram cautelosos ao falarem de regulação e supervisão do sistema financeiro. (pág. 1 e Economia, pág. A17)

- O ex-presidente Fernando Henrique e o ex-senador Jorge Bornhausen comandam reunião de cúpula do PSDB e DEM. Os dois partidos pretendem redefinir o foco de atuação contra o governo Lula rumo às eleições deste ano e de 2010. Estrelas das duas legendas, ambos estavam afastados das decisões partidárias. (pág. 1 e País, pág. A3)

FOLHA DE SÃO PAULO

- Reitor deixa UnB depois da invasão de alunos

- Comunidade deve apresentar o nome do interino até amanhã. (pág. 1)

- Verba a ONG de bares fere interesse público, diz TCU. (pág. 1)

- Governo criará novas ações sociais em ano com eleições. (pág. 1)

- MST anuncia a invasão de 14 propriedades rurais em PE. (pág. 1)

- Projeto reconhece a união gay de estrangeiros no Brasil. (pág. 1)

- Nos EUA, Mantega defende soberania em recurso natural. (pág. 1)

O GLOBO

- Reitor renuncia e MEC agora vai controlar fundações

- UnB terá comando provisório até eleições; vice também saiu. (págs. 1 e 3)

- MST reforça cerco à Vale no Pará

- Segundo a PM, que aumentou a segurança, dois mil manifestantes ameaçam mineradora. (págs. 1 e 4)

- O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, alertou ontem que a disparada dos preços de alimentos está agravando a desnutrição e fomentando a violência no mundo. E pediu ação imediata dos países contra reajustes. (págs. 1 e 19)

GAZETA MERCANTIL

- Ações com mais liquidez têm os maiores ganhos durante a crise

- Em meio à volatilidade nos mercados e mais aversão ao risco, papéis com maior liquidez, em especial ligados às commodities, tiveram o melhor desempenho desde que estourou a crise de crédito imobiliário (subprime) nos EUA. De 31 de julho de 2007 ao final de março de 2008, as ações com maiores ganhos foram as da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Petrobras, Telemar, Arcelor Mittal, Usiminas, Vale e Eletropaulo, mostra levantamento da consultoria Economática. (págs. 1 e B1)

- Na segunda série de reportagens do projeto Lição de Casa, a Gazeta Mercantil mostra programas de educação nos estados, a começar por São Paulo, o mais rico do País, mas nem por isso aquele com os melhores índices nessa área. Com 5 milhões de alunos na rede pública, promete, até 2010, reverter os danos caudados pela implementação da progressão continuada, sistema em que o aluno não é reprovado. O plano agora é alfabetizar plenamente todos os de até 8 anos de idade, desta vez com foco na qualidade, já que 98,6% das crianças de 7 a 14 anos e 90% dos adolescentes de 15 a 17 anos estão na escola. (...) (págs. 1, C4 e C5)

CORREIO BRAZILIENSE

- Timothy renuncia. MEC escolhe novo reitor

- O afastamento de 60 dias do reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Mulholland, durou apenas três. Em telefonema na tarde de ontem ao ministro da Educação, Fernando Haddad, ele pediu exoneração do cargo. Representantes da comunidade acadêmica vão apresentar até as 18h de amanhã o nome de um reitor interino, a ser avaliado por Haddad. O substituto de Mulholland comandará a universidade até as novas eleições. O prazo para o processo eleitoral é de três meses, renováveis por mais 90 dias. (pág. 1 e Tema do Dia, págs. 15 a 17)

- Dossiê FHC - Proteção a Dilma - Preocupado com o depoimento da ministra Dilma Rousseff no Senado, governo costura acordo com a oposição. (págs. 1 e 3)

- Juros - Alta de até 0,5% - Aumento da taxa de juros, a ser anunciado nesta semana pelo Copom, deve ficar entre 0,25% e 0,5%. Será a primeira elevação em três anos. (págs. 1 e 10)

VALOR ECONÔMICO

- Mineração, siderurgia e bancos lideram em lucro

- Mineração, siderurgia e setor financeiro, que já haviam liderado o ranking da rentabilidade em 2006, tiveram novamente o melhor resultado (lucro líquido sobre o patrimônio) de 2007 e deverão repetir a dose neste ano. O setor de mineração, puxado pela Vale, teve excelente desempenho, com rentabilidade de 34,7%, conforme levantamento do Valor Data. Preços mais altos, produção maior e a consolidação da compra da canadense Inco garantiram resultados recordes à Vale. A rentabilidade média das empresas abertas ficou em 17,4% em 2007. (...) (págs. 1 e B1)

- A lucratividade crescente das empresas alavancou o recolhimento do Imposto de Renda e permitiu à Receita Federal elevar a arrecadação acima do crescimento do PIB entre 2004 e 2007, mesmo sem aumento de impostos ou uso de receitas extras relevantes. Neste período, a arrecadação da União aumentou de 22,2% para 25% do PIB, quase um ponto percentual ao ano. (...) (págs. 1 e A4)

Nenhum comentário: