03 abril 2008

FICA ESPERTO, PORQUE AÍ TEM!


Eliane Cantanhêde

José Dirceu sonhava ser candidato à Presidência e caiu. Antonio Palocci foi cogitado e também caiu. Agora, Dilma Rousseff vira a "mãe do PAC" e candidata preferia de Lula à sucessão, e já leva um tranco do "dossiê do uiscão".

Enquanto isso, Lula bate recordes de popularidade, perto dos 60% de aprovação, e o PT não tem nomes para repor as perdas de Dirceu e de Palocci nem para servir como plano B para Dilma.

Patrus Ananias? Tarso Genro? Marcelo Déda? Jaques Wagner? É muita areia para o caminhãozinho deles.

E será que o PT engole um candidato da base aliada, como Ciro Gomes (PSB), que tem feito bonito nas pesquisas, com um respeitável lugar? Difícil, difícil...

Do outro lado, a oposição tem um candidato forte, que é o governador de São Paulo, José Serra, favorito em todas as pesquisas presidenciáveis até agora. Mas Lula, o governo e o PT não precisam mover uma palha para atrapalhar esse vôo tucano, porque os próprios tucanos se encarregam disso. Não vão descansar enquanto não desconstruírem o seu próprio candidato.

Em sendo assim, com Lula forte, o PT sem candidato e o PSDB se matando (e matando seu presidenciável), nada mais natural que, com o sacolejo de Dilma, ressurja a tese da re-reeleição de Lula.

Dificílima do ponto de vista político, praticamente inviável do ponto de vista legal, mas a tese tem muito mais apoio por baixo dos panos do que se possa imaginar.

E vai crescer, inclusive embalada pela nova onda da América do Sul. Hugo Chávez perdeu o referendo dos mandatos eternos na Venezuela, mas Alvaro Uribe está assanhado na Colômbia e Néstor Kirchner já emplacou mais um mandato indireto com sua mulher, Cristina, na Presidência da Argentina.

Tem tuda a ver, portanto, a entrevista do vice-presidente, José Alencar, sobre a sucessâo de Lula: "Ele deseja fazer seu sucessor. Mas eu digo para você que, se perguntarem aos brasileiros, o que os brasileiros desejam é que o Lula fique mais tempo no poder".

Ele não está falando sozinho. Duvida?

Nenhum comentário: