21 agosto 2007

OS "GRAMPOS " E AS BANANAS

CLÓVIS ROSSI

São tantas as anomalias que, no Brasil, passam por normais - e durante tanto tempo - que ninguém mais, ou muito pouca gente, ergue as sobrancelhas ante o escândalo, qualquer escândalo.
O mais recente de uma safra fartíssima é a possibilidade de que ministros do Supremo Tribunal Federal estejam sendo vítimas de escutas telefônicas. A revista "Veja" alçou o tema à capa de seu número em circulação. A Folha registrou-o, com alguns novos detalhes, no domingo, mesmo assim sem o destaque que uma situação como essa deveria merecer.
Não houve, até agora, uma repercussão, nos meios políticos, jurídicos, sociais, acadêmicos, digna da enormidade do escândalo.
Aí, cabem várias possibilidades, todas tremendas:
1 - Mentiram os ministros do STF que reconheceram para a revista seu temor de estarem sendo "grampeados".
2 - Os juizes do STF são chegados a delírios conspiratórios.
3 - (A hipótese mais provável) - O ambiente na capital da República tornou-se de tal forma degradado que mesmo os ministros da mais alta corte de Justiça da pátria entendem ser possível que haja "grampeamento" de seus telefones, ainda que não tenham provas.
Já houve, aliás, uma varredura, por empresa especializada contratada pela corte que apontou indícios de "grampo", mas seu resultado foi rejeitado pela Polícia Federal, que terminou por indiciar o dono da empresa por falsa comunicação de crime.
Um enredo tão rocambolesco só é possível em repúblicas bananeiras. Em que outro tipo de república um ministro do STF (Marco Aurélio Mello) se sentiria compelido a cuidados extraordinários para falar ao telefone sobre a herança de seu pai? Se é assim com ele, imagine cidadãos menos protegidos, mas cujas conversas possam interessar ou ao governo ou a criminosos.


*

Você já parou pra pensar da gravidade disto? É sério demais!
Para onde o Brasil está caminhando...

Nenhum comentário: