14 agosto 2007

FHC E O SABIÁ


Folha de S. Paulo


PSDB busca fórmula para melhorar a comunicação

Partido conclui que divulga mal "realizações tucanas"

Reunida ontem num seminário em Belo Horizonte, a cúpula nacional do PSDB concluiu que o partido se comunica muito mal com a população. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chegou a propor que o partido precisa mudar o bico do tucano, símbolo da legenda, pelo do sabiá. Motivo: cantar as realizações tucanas e, com isso, reconquistar o apoio da sociedade e voltar à Presidência.
Coube ao ex-presidente FHC fazer o discurso final e dar o tom do que o partido considera chave para recuperar o Planalto: insistir na tecla de que o governo petista falha na gestão e que os tucanos são mais capazes nessa área, mas não conseguem divulgar suas realizações.
"Vou fazer uma proposta um pouco estranha. Estava olhando o nosso tucano. Vamos mudar o bico dele e botar um de sabiá, porque o que nós precisamos é cantar os nossos feitos", disse, arrancando aplausos.
Esse foi um enfoque de um seminário que teve como tema "Um novo modelo de gestão para o Brasil", o segundo de uma série que os tucanos vão realizar para promover uma mudança no programa do partido.
Durante a última campanha presidencial, FHC criticou internamente no partido o fato de o então candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, não ter defendido realizações de seu governo, como a privatização do sistema Telebrás.
Em sua avaliação, os tucanos precisam defender "com vigor" seus projetos, como a estabilidade da economia, que na visão da sociedade seria hoje uma conquista dos petistas: "Nós contamos pouco o que fizemos. A estabilidade foi feita pelo PSDB, com a oposição do PT".
FHC disse que "a economia vai bem, mas o governo vai mal". Nesse ponto ele arrancou novamente aplausos ao dizer que "nós temos de mostrar a nossa cara, porque nós somos capazes de fazer e somos melhores que os outros".
Prosseguiu dando estocadas em Lula, sem citá-lo: "Somos melhores, e não importa que digam que somos arrogantes, porque não somos. Arrogantes é quem não sabe nada de nada e diariamente nos empurra mentira, fingindo que fazendo coisa que não está fazendo".

Nenhum comentário: