03 agosto 2007

AÉCIO E O "CANSEI"

Agência Folha - BH

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), defendeu hoje o "Cansei", movimento de protesto organizado por empresários de São Paulo. Afirmou que é uma manifestação "absolutamente legítima" e um "movimento democrático de insatisfação em relação a determinadas ações de governo".

O tucano mineiro, um dos presidenciáveis do PSDB para a disputa presidencial de 2010, disse que o "Cansei" não é um "movimento golpista".

Ao defender a existência do movimento, Aécio se alinha aos empresários que afirmam não se tratar de um movimento com motivações políticas. Segundo ele, a democracia permite esse tipo de manifestação.

"Está longe de poder ser considerado um movimento golpista, porque nós vivemos numa democracia. E só nos regimes autoritários é que não se respeitam manifestações contrárias, manifestações de oposição. Felizmente, esse clima não existe no Brasil."

Tal como o presidente da Philips, Paulo Zottolo, que defendeu, em entrevista à Folha, o direito de empresários se manifestarem sem que isso seja interpretado como um "movimento de elite", Aécio defendeu o direito de todos se manifestarem.

"Esse é um movimento legítimo de setores importantes que têm o direito de se manifestar, independentemente da classe social e econômica que ocupem. E deve ser compreendido pelo governo como uma manifestação legítima da sociedade brasileira", disse.

Sobre o presidente Lula ter dito que ninguém "sabe colocar mais gente nas ruas" do que ele próprio, em resposta a episódios como a vaia na abertura do Pan e o movimento "Cansei", Aécio disse que Lula tem "um respaldo importante da população", mas que "ninguém pode querer ter a unanimidade".

"É preciso, até em benefício das ações de governo, que se conviva melhor do que está se convivendo nesse instante com essas reações, que podem ser até minoritárias, mas nem por isso podem ser desrespeitadas, até porque aqueles que hoje são governo eram minoritários há pouco tempo atrás."

*

Finalmente alguém da oposição saiu em defesa do Movimento "Cansei".
Uma bela fala do governador mineiro.

Nenhum comentário: