25 outubro 2007

NARGUILÉ


Por trás daquela fumacinha

Julliane Silveira

Pesquisa do Inca aponta consumo de narguilé entre universitários brasileiros; segundo a OMS, uma sessão de uma hora equivale a 100 ou 200 cigarros comuns

O narguilé, cachimbo d'água típico do Oriente Médio, é conhecido por nomes tão variados quanto as histórias que contam seu surgimento, provavelmente na Índia do século 17. De lá, foi adotado por todos os países do Oriente Médio e se tornou tradição nas reuniões das famílias árabes.
Uma pesquisa do Inca (Instituto Nacional do Câncer), realizada com 3.189 universitários brasileiros e divulgada em agosto, mostra que a moda pegou por aqui também: depois do cigarro, o narguilé foi apontado como a forma mais freqüente de consumo do tabaco entre esses jovens. O problema é que, como qualquer produto feito de tabaco, o narguilé contém nicotina e as outras 4.700 substâncias cancerígenas e tóxicas do cigarro convencional. "Apesar de haver poucos estudos que avaliem os riscos específicos do cachimbo d'água, sabe-se que não existe segurança em consumir nenhum tipo de tabaco em nenhuma quantidade", diz Jefferson Gross, cirurgião torácico e diretor do departamento de tórax do Hospital do Câncer A.C. Camargo.
Uma revisão científica, organizada pela Universidade de Memphis (EUA) e divulgada na semana passada, também alerta para o uso indiscriminado do produto e mostra algumas pesquisas em andamento, que apontam uma exposição ao monóxido de carbono duas vezes maior em fumantes de narguilé do que em fumantes de cigarro.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou um documento em 2006 para alertar sobre os riscos do consumo desse produto. E ainda divulgou que a sessão de uma hora de narguilé poderia equivaler ao consumo de 100 a 200 cigarros regulares. O material diz que, enquanto um cigarro dura cinco minutos, com uma média de 500 ml de fumaça inalada, a sessão de cachimbo d'água pode chegar a uma hora, com dez litros de substância aspirada, o que aumentaria a ingestão de gases tóxicos e os riscos.

[...] A PRESENÇA DA ÁGUA FAZ COM QUE SE ASPIRE MAIS FUMAÇA, QUE SE TORNA MAIS TOLERÁVEL; DESSA FORMA INALA-SE MAIOR QUANTIDADE DE TOXINAS

Falsa impressão
Uma das razões para a popularização do narguilé é a idéia errada de que a água poderia filtrar as substâncias maléficas do tabaco. Quando criado, o cachimbo d'água recebeu a desmerecida fama de inofensivo, por causa do líquido por onde passava a fumaça, que se propagou por todas as culturas que o utilizam.
"Assim como um pano umedecido não evitaria a poluição de chaminés de fábricas, a água não absorve as toxinas do tabaco", compara o pneumologista Frederico Arrabal Fernandes, responsável pelo ambulatório do grupo antitabágico do Hospital Universitário da USP (Universidade de São Paulo). Ao contrário, a presença da água faz com que se aspire mais, uma vez que torna a fumaça mais tolerável. Inala-se, assim, maior quantidade de substâncias.
O aroma agradável também tranqüiliza especialmente quem está em volta e não participa da roda. No entanto, a fumaça ambiental do cachimbo d'água é bem mais tóxica que a provocada pelo cigarro. "A brasa do narguilé tem temperatura de 400ºC em média, a queima do tabaco é incompleta e sobram mais substâncias perigosas do que na fumaça do cigarro, na qual a temperatura na brasa chega a 900ºC", diz Fernandes. Os males causados em quem freqüenta esses ambientes são semelhantes aos dos fumantes passivos, que têm mais chances de desenvolver as doenças relacionadas ao tabagismo.
Para preparar o fumo, são utilizadas folhas secas de tabaco, melado e essência de frutas, que não anulam os malefícios da planta. Ricardo Meirelles, pneumologista da divisão de controle de tabagismo do Inca, conta ainda que a quantidade de metais pesados (chumbo, níquel, cádmio, benzopireno) é mais alta nessa mistura do que em outras. Essas substâncias são altamente cancerígenas. Outros riscos
Não custa lembrar que o tabagismo está associado à ocorrência de câncer de pulmão, boca, esôfago, bexiga e pâncreas, enfisema pulmonar, aneurisma cerebral, AVC (acidente vascular cerebral), infarto e osteoporose, entre outras doenças. De acordo com os especialistas, o risco também existe para quem usa o narguilé. "O problema é que as pessoas começam aos poucos, cria-se uma neuroadaptação à nicotina e esse hábito se torna uma porta de entrada para outros tipos de cigarro", afirma Ricardo Meirelles, do Inca. Frederico Fernandes, da USP, diz ainda que a nicotina, presente em qualquer tipo de tabaco, é uma das substâncias com maior poder de causar dependência.
Gestantes também correm os mesmos riscos e não devem fazer uso do cachimbo d'água nem freqüentar ambientes onde esteja sendo usado. Os perigos para o bebê são semelhantes aos de quem fuma e aos dos fumantes passivos: parto prematuro, nascimento com baixo peso e baixa resposta ao teste de Apgar, que examina freqüência cardíaca, respiração, musculatura, reflexos e cor da pele do recém-nascido.
O relatório da OMS ainda cita uma pesquisa realizada com crianças libanesas que cresceram em ambientes cheios de fumaça do narguilé. Essas crianças teriam 2,5 vezes mais chances de desenvolver doenças respiratórias, a mesma probabilidade das que convivem com fumantes.
Outro problema é o compartilhamento da piteira e da mangueira do narguilé. "Em países onde o uso é acentuado, como na Índia, existe um alto risco de transmissão de hepatite A, herpes, tuberculose e outras doenças infecciosas", alerta Meirelles, do Inca.


*

Fiquei espantado ao ler esta matéria!
Se você conhece alguém que use narguilé, alerte-o. Afinal, é uma questão de saúde.

10 comentários:

Anônimo disse...

As informações contidas nesta matéria me auxiliaram a construir uma idéia para vaporizar a maconha sem muitas das substâncias tóxicas contidas nela.
Permitindo volatizar quase somente o THC, que já é comprovado como eficaz contra câncer do pulmão e tumores da mesma região.

Anônimo disse...

Que imaginação, tem gente que prefere
ficar burro e alienado a propria cognotividade e juizo critico

Unknown disse...

É lamentável que as pessoas mesmo estando cientes do perigo existente nesse tipo de consumo de droga ainda permaneçam incrédulas quantos aos malefícios causados. E nosso governo nada faz contra, pelo menos uma campanha educativa nas escolas, pois existem adolescentes de 10 anos consumindo esse tipo de droga e ninguém em nada orienta. Nem mesmo os pais que muitas vezes estão a mercê da ignorância sobre o assunto.

Rita Durante disse...

É impressionante como pode haver ainda quem se ludibrie achando que porque tem gostinho bom, é legal. ou pior porque meus amigos fumam tenho que fumar também...
QUALQUER COISA que saia FUMAÇA prejudica, SIM!!!!!!!

Parem inquanto há tempo... depois não adianta procurar ajuda, será tarde de mais! Ouçam quem gosta de viver!!!

Anônimo disse...

Prefiro não comentar....

Anônimo disse...

só se esqueceu de comentar que o tabaco do arguile possui quase a metade de substancias toxicas (2700 subst.). Isso vem escrito nas caixas.

Esqueceram de falar que a equivlencia de uma sessão para 100 ou 200 cigarros é equivalencia em quantidade de fumaça.

Essa pesquisa ja foi desmentida milhares de vezes, e em nota, a Ministério da Saúde ja disse que nunca soube de pesquisa alguma feita com os arguiles até o ano de 2008.

O selo do ministério da saúde esta colocado nas caixas de fumo de arguile! que coisa né?

GuiGoles disse...

eu num to nem ai
fumo e vo continua fumandohjuihsduihasuihduiash
e pra mim nao tem nada a ver de viciar
eh soh pegar uma embalagem de essencia e uma de cigarro
compare e veja a diferença
duhsaiudhasiudhaius
flws

Unknown disse...

Meu único problema com o narguile seria o efeito da nicotina, pois esse causa dependência e gostaria de fumar apenas em eventos especiais.(não sou dependente de cigarro) O cigarro é muito pior que a nicotina vendo por esse lado.O fumante de cigarro fuma depois do café, almoço, jantar(todos os dias) e apenas depois de um longo período começa a sofrer com doenças causadas pelo tabaco. A maioria dos fumantes de narguile não tragam toda a fumaça, consegue-se ver isso pela densidade com que essa entra e com que sai, em qualquer um.É querer ser muito arrogante, comparar cigarro com narguile sem apresentar detalhes de pesquisas que apresentam apenas argumentos como "fumantes de narguile dão 2,5 tragadas por minuto"(o que é um absurdo de frequência em uma roda de narguile) e a partir disso dizer que 20min de narguile equivale a 100 cigarros! Que coisa mais sem sentido! Além do que, a cidade de São Paulo já deixa meu pulmão péssimo. Não preciso de tabaco para isso!

Tyco disse...

eu acho que se quisermos estar livre das fumaças que contem nicotina, CO2, todas as substancias toxicas que podem nos causar mal, teremos que viver numa bolha, pois o mundo inteiro sofre com queimadas, poluição de combutíveis fosseis utilizado pelos autos, lixo, radiação solar cada dia mais forte em nossas cabeças, e tantas outras coisas que levaria dias escrevendo aqui nesse comentario, eu fumo narguile raramente, e todos os dias fumo cigarro passivamente, o que eu acho bem pior, mesmo o narguile sendo 2 vezes mais toxico que o cigarro comum,o que eu nao acho nada comum, tratando-se de um cancerigeno vorazmente consumido no mundo todo, pelo menos o narguile me causa alguns minutos de prazer e tranquilidade, e o cigarro me traz horas, dias, anos de irritabilidade, pois odeio o cheiro de cigarro e tenho alergia a fumaça, entao, cada um tem sua opinião e temos que respeita-las, se a pessoa quer ser fumante, deixe, ela sabe que ira causar muito mal a ela, nao é desinformada como antigamente, ela sabe o que esta fazendo, entao vamos respeitar as opinões alheias, eu sei de todos os maleficios que me pode causar eu fumar narguile, mas irei morrer do mesmo jeito,acredito que a poluição de São Paulo vai matar muito mais rapido e muito mais gente que um narguile raramente fumada com moderação!!!
Boa Tarde!!!

Anônimo disse...

Ah na boa quem num qué fuma num fume meu...
eu fumo o "cachimbo d'agua'' e nem por isso morri ou me viciei, isso é cultura arabica meus queridos, é só saber o seu limite, qndo acha q deve parar pare, ninguem obriga ninguem a nada, fuma quem quer, lei antifumo ta ai pra isso, se eu estiver em casa com amigos num to atrapalhando ninguém meu, ta encomodado fica longe da rodinha...
Vlws até mais...!!!