30 outubro 2007

ESCLARECIMENTOS SOCIOPOLICIAIS

FERNANDO BONASSI

Há tropas e há elite; as primeiras poderão ser numerosas, mas a outra será a mínima possível

Visando lembrar o nível indigesto do debate saudável, vimos por meio desta alimentar a explicação, expiação ou confusão... E informar que:
Há tropas e há elite.
As tropas costumam ser policiais, mas a elite é sempre política.
As tropas poderão ser numerosas, dependendo da quantidade de conflitos para distribuir ou injustiça para administrar entre os muito pobres pelos mais ricos; mas a elite destes últimos será a mínima possível, para que os altos lucros geridos em sua posição não configurem maior distribuição e ascensão dos que precisam manter embaixo.
Uns dependem dos outros diretamente para ficar onde estão, como disseram de antemão os marxistas mais antigos e conservadores, leninistas ou lenientes. Aliás, faz tempo que é assim, meio imoral, meio inconsciente, por mais moderno que o velho nos apareça...
Assim, por mais sutil que pareça, uma tropa de elite é sempre uma tropa da elite, sejam honestas ou duvidosas, disciplinadas, avacalhadas ou perigosas as circunstâncias em que atuem umas e outras.
Isso não quer dizer que os membros de uma tropa de elite percebam as mesmas honrarias, patrimônios ou honorários dos integrantes da tropa da elite. Não. É preciso dar condições aos soldados, mas não demais... É mais de um modo que os funcionários militares se atenham às ordens dos patrões e menos às pregações dos militantes revolucionários.
Um homem ordinário de uma tropa de elite, por exemplo, poderá sonhar com um Rolex em seu pulso, mas é mais provável que a tropa de perdulários da elite os possua, ainda que representem algemas em seus braços. De todo modo, nem todos os traços que possuem nessas coisas importadas -sejam de que tropa for- poderão atestar a sua procedência nestas terras.
Uma tropa de elite deverá ser identificada por farda, equipada com coletes à prova de bala, fuzis de grosso calibre e viaturas blindadas, enquanto a tropa da elite há de preferir garantir seus interesses à paisana, entre cercas eletrificadas, com segurança contratada ao inimigo e de canetas pretas em punho, como armas brancas que assinam decretos em carros de defunto "descaracterizados".
O uniforme de uma tropa de elite deve ser funcional, formal ou camuflado, de acordo com cada ocorrência hipotética, enquanto o traje da tropa da elite poderá até ser informal, cosmético ou espalhafatoso, preparado num corte charmoso pelos estilistas elitistas de plantão (em tempo: as costureiras bolivianas são recrutadas por licitação manjada, sem carteira assinada pela imigração).
Uma tropa de elite normalmente atinge essa posição por mérito de sua experiência policial ou deve ser recrutada por concurso público, enquanto a tropa da elite se dedica ao conluio privado e informal, onde impera o mandato e o jeitinho congênito, genético e hereditário dos monarquistas, conforme atestam as biografias e heranças dos capitães do mato e demais arrivistas desta República.
Uma tropa de elite dessas poderá ser racista em seus conceitos de atuação, mas serão capitalistas os recursos financeiros empregados em sua sustentação pela tropa da elite, que é por natureza preconceituosa, já que está na situação daqueles que são melhores do que os outros.
As piores tropas de elite poderão ser promíscuas com o Estado, mas é a tropa da elite o Estado ele mesmo, mesmo que possa tê-lo cedido em comodato ou aluguel subsidiado aos operários e doutores pseudosocialistas.
Em relação estas tropas sempre estão num ser e não ser que não resolve a questão...
Independentemente dos monólogos tediosos que fizermos e das justificativas filosóficas que tivermos desses casos e versões, é fato que uma tropa de elite e as tropas de elite têm em comum esses fóruns de privilegiados... Uns porque serão julgados em segredo para a satisfação de seus parceiros de armas, outros porque se protegerão das armadilhas da legislação vigente sem vergonha das imunidades obscenas que ganharam de presente na eleição.
Uma tropa de elite precisa ser um time bem unido, mas "muito amigos" nós só encontraremos entre os membros de eleitos e delitos das tropas da elite...
Uma tropa de elite pode até contar suas histórias de ficção para as câmeras, mas a verdade é que a tropa da elite mesmo não queimará seu filme aparecendo de peito aberto nas luzes das salas de exibição.
O espetáculo do anonimato é a sua melhor proteção.

Nenhum comentário: