29 outubro 2007

A MULHER DE RENAN

Mônica Bergamo

"Renan sempre quis me dar uma filha"

Num casaquinho amarelo-limão da grife Isabela Capeto, com pedaços de panos verdes, vermelhos e marrons costurados como retalhos, Verônica Calheiros se prepara para viajar de SP a Brasília. Quase toda semana, ela vem à cidade para uma visita à clínica de Roger Abdelmassih, com quem faz tratamento para engravidar.


Aos 44 anos, Verônica, mãe de três homens (o mais novo tem 23 anos) e avó de um neto, quer agora uma menina. "Eu sempre quis ter uma filha e o Renan sempre quis me dar uma filha", diz. "Isso ficou até engraçado, né? Porque ele queria tanto que acabou tendo uma [filha] fora do casamento!", diz. Na sexta, antes de embarcar para a capital, ela falou à coluna.


GRAVIDEZ
"Esse desejo não tem nenhuma relação com o fato de o Renan ter tido uma filha [com a jornalista Mônica Veloso]. Há seis anos, eu tentei fazer um tratamento em Brasília para engravidar. Foi com a doutora Hitome [Miúra Nakagava, especialista em fertilização]. Quem quiser pode investigar. Eu sempre quis ter uma filha e o Renan sempre quis me dar uma filha. Isso ficou até engraçado, né? Porque ele queria tanto que acabou tendo fora do casamento!"

TRATAMENTO
"Eu agora estou em lua-de-mel com o meu marido. Depois da turbulência [em que ela descobriu o relacionamento extra-conjugal do senador com a jornalista Mônica Veloso], há três anos, nós renovamos o nosso casamento. Foi quando surgiu de novo a idéia de termos mais um filho. Os nossos já estão adultos. E nada melhor para alegrar a vida de um casal do que uma criança. Eu tenho as trompas ligadas, por isso busquei tratamento. Acompanhei a visita de uma amiga à clínica do doutor Roger [Abdelmassih]. E ele me encorajou. Já fizemos os exames, iniciamos o tratamento [o senador também vai à clínica]. Quero muito uma menina. O doutor Roger vai ser o instrumento de Deus para realizar esse sonho."

MÔNICA VELOSO
"Eu acho que ela é uma mulher normal, sem nada de mais. Se chegar aqui agora, passa despercebida. Mas eu não quero falar dela. Eu não quero que a filha [de Renan com Mônica] leia alguma coisa nos jornais daqui a dez anos e diga "como a Verônica foi megera com a minha mãe". Porque a criança é abençoada por Deus, sempre. Eu ainda não conheço, mas, de certa forma, eu já convivo com a menina. Porque eu sei onde ela estuda, o Renan paga a pensão. Já por ela [Mônica], eu não tenho sentimento nenhum."

BELEZA
"Às vezes alguém me fala "a mulher do fulano é linda". E eu digo: "Linda, não. Ela é jovem. Juventude é uma coisa. Beleza é outra."

CASAMENTO
"Eu sofri muito quando eu soube [do relacionamento do marido com Mônica]. E eu soube por outras pessoas, por cartas anônimas, não por ele. E comecei a perceber que ele estava triste, angustiado, não conseguia dormir direito. Um dia, eu falei: "Nan, eu quero que você me conte a verdade para que eu possa te ajudar". E ele me contou tudo. Eu perguntei: "Nan, você quer ficar com essa pessoa?". Ele falou: "Eu quero você. Você é a mulher da minha vida. É a minha companheira". Eu o perdoei. E, aconteça o que acontecer, nós vamos estar juntos, como estamos há quase 29 anos, desde os meus 17 anos. Eu sou uma mulher como milhões e posso não fazer diferença para os outros. Mas, para ele, eu sei que eu faço. Hoje mesmo, eu ia saindo de casa, ele me chamou e disse: "Ei, não vai me dar um beijo?"."

HOMEM BESTA
"Eu disse isso mesmo e repito: homem é besta. A mulher enrola ele, a filha enrola ele dentro de casa..."

PERDÃO
"O Renan ficou muito triste. E até hoje, todos os dias, ele me pede perdão."

ESCÂNDALO POLÍTICO
"Eu não quero falar sobre isso. Eu não quero dar uma declaração que prejudique o Renan. Mas eu gostei de ele ter tirado licença da presidência do Senado. Só acho que ele tem que voltar [para o cargo]. Os senadores votaram por sua absolvição."

LULA E MARISA
"O [presidente] Lula nos deu um apoio muito grande. A dona Marisa também. Um dia eu a encontrei numa solenidade. Ela me abraçou e disse: "Tudo na vida passa. É só uma questão de tempo. É só esperar um pouquinho. E ter paciência"."

Nenhum comentário: