31 outubro 2007

BRASIL CAI EM LISTA DE COMPETITIVIDADE GLOBAL

Veja OnLine

O Brasil caiu sete posições no ranking de Competitividade Global, divulgado nesta quarta-feira pelo Fórum Econômico Mundial. O documento, que traz os 131 países "mais competitivos" do mundo, diz que o Brasil apresentou um ambiente para negócios "abaixo das expectativas diante da sofisticação de suas empresas". Em primeiro lugar, estão os Estados Unidos.

Na lista, o Brasil passou da 66ª posição para a 72a, ficando atrás de nações como Rússia (58ª), Índia (48ª) e China (34ª). Uma das razões da perda de posições seriam os baixos índices no indicador "dinamismo", segundo o levantamento.

Na América Latina, o Brasil ficou atrás do Chile, o primeiro da região no ranking, na 26ª colocação. Porto Rico (36º), México (58º) e Colômbia (69º) também ficaram à frente dos brasileiros. A Argentina veio "em um decepcionante 85º lugar", nas palavras do relatório.

Apesar do mau desempenho, o Brasil foi destacado pelo relatório. O texto chamou a atenção para "várias vantagens competitivas", como "o grau de sofisticação do setor empresarial, a capacidade de inovação e a facilidade em absorver e adaptar tecnologias do exterior".

Nenhum comentário: