14 julho 2007

PRA FRENTE, BULGÁRIA!

Diogo Mainardi

"Despencamos na lista de países que mais recebem turistas estrangeiros. Fomos superados pela Bulgária. O que é que a Bulgária tem?Tem a mesquita de Banya Bashi, tem o cavaleiro de Madara, tem sopa fria de pepino e tem kebab.O Brasil foi esculachado pela Bulgária em outra estatística internacional: a da corrupção"

Que Brasil, que nada. A gente passou os últimos setenta anos cantando por aí que o Brasil era lindo e trigueiro. Que era a terra boa e gostosa da morena sestrosa. Ninguém acreditou. Mentimos mal. No ano passado, segundo os dados da ONU, despencamos para o 37º lugar na lista de países que mais receberam turistas estrangeiros, com uma queda de 400.000 pessoas. Fomos superados pela Bulgária. O que é que a Bulgária tem? Tem a mesquita de Banya Bashi, tem o cavaleiro de Madara, tem sopa fria de pepino e tem kebab.

Em 2003, Lula anunciou um plano cuja meta era triplicar o número de turistas estrangeiros até o fim de seu mandato. Como tudo o que ele faz, deu errado. Como tudo o que ele diz, era uma balela. Em seus quatro primeiros anos de governo, nada triplicou no Brasil. Nada mesmo. Nem a fortuna pessoal de Lula – ela só dobrou. Outros dados da ONU: em 2003, recebemos 0,59% do total de turistas que circularam pelo planeta. Sabe quanto recebemos em 2006? Os mesmos 0,59%. Em 1998, recebemos 0,77%. Em 1999, 0,78%. No mundo todo, nunca se viajou tanto quanto no ano passado. Além do Brasil, só cinco países conseguiram perder turistas. Proporcionalmente, nenhum deles perdeu tanto quanto o nosso. 2007 está com pinta de ser ainda pior. De janeiro a maio, os desembarques caíram mais de 10% se comparados a igual período de 2006.

Na semana passada, o Brasil foi esculachado pela Bulgária em outra estatística internacional. Em 2002, de acordo com um estudo publicado pelos técnicos do Banco Mundial, os dois países estavam praticamente empatados em matéria de corrupção. Naquele ano, os homens públicos brasileiros mereceram uma nota de 54,4 e os búlgaros se posicionaram imediatamente atrás, com 53,4. Depois de quatro anos de farra lulista, o quadro mudou. A nota dos brasileiros caiu para 47,1 enquanto a dos búlgaros subiu para 57,3. Só regimes podres como o da Venezuela apresentaram uma queda maior do que a nossa.

O ministro-chefe da Controladoria-Geral, Jorge Hage, caiu na patetice de tentar salvaguardar Lula do descrédito mundial, argumentando que os dados resultavam "de uma mixórdia de questionários com perguntas diferentes, e depois submetidas a exercícios estatísticos mirabolantes que não resistem a nenhum teste cientificamente sério". A pessoa mais indicada para desmenti-lo é Marta Suplicy. Em 2001, à frente da prefeitura de São Paulo, ela encomendou um projeto de combate à corrupção aos mesmos técnicos do Banco Mundial que acabam de ser atacados por Jorge Hage.

Marta Suplicy tornou-se ministra do Turismo. Jorge Hage tornou-se uma autoridade no combate à corrupção. Com gente assim, o Brasil continuará despencando nas listas internacionais. A Bulgária ficará cada vez mais distante. Podemos até cantar que o Brasil é lindo e trigueiro, mas ninguém acreditará em nós. Mentimos mal. Só nós acreditamos em nossas mentiras. Dovizhdane.

*

Outra vez, pergunto: onde o Brasil vai parar?!

Nenhum comentário: