CARLOS HEITOR CONY
Gostei, mas gostei mesmo, da foto em que Lula aparece em "look" caipira, puxando o cordão na festa junina da Granja do Torto, segurando o estandarte com as imagens de são Pedro e santo Antônio. Ao contrário de outras autoridades, ele fica perfeito com as calças remendadas, o chapéu de palha, a cara esbaforida. É o homem comum brasileiro, o mesmo que se identifica com ele e o aprova no governo, apesar de sua progressiva omissão nas questões mais urgentes da vida nacional.
É o mesmo homem que diariamente, no seu programa de rádio, proclama que não permitirá greves no serviço público -e pelo menos no setor cultural a greve se prolonga há meses e não há indícios de que tão cedo acabará.
É o mesmo homem que condena com veemência os apagões aéreos, diz que o assunto está resolvido pelos escalões da hierarquia que dependem dele, e os apagões não terminam. Pelo contrário: ameaçam aumentar em número e grau, criando graves problemas para aqueles que precisam viajar a trabalho, tratamento de saúde e lazer.
É o mesmo homem que diz respeitar a soberania dos poderes da República, mas se intromete no Legislativo, fabricando uma base de apoio a troco de cargos e verbas a cada votação do interesse executivo. Para manter essa base, entrou desastradamente na vida interna do Senado, e o fez pelo lado errado, apoiando a permanência de Renan Calheiros na presidência daquela Casa, e anotando o nome dos senadores que lhe farão a vontade, para lhes dar posterior recompensa.
O povão não toma conhecimento dessas coisas. Prefere ter de Lula a imagem simples do folião junino, camisa listrada, calça esfarrapada, o caipira que fala errado, autêntico em sua alegria ingênua e mal informada, tão Lula, tão Brasil, tão coisa nossa.
Nosso comentário:
Se você ainda não viu ainda a foto, corra prá ver. E se divirta...
Nenhum comentário:
Postar um comentário