31 julho 2007

MATAR REQUIÃO? SÓ DE RAIVA

Marcus Vinicius

Se você acreditou na manchete da ‘Folha de Londrina’ que anuncia um plano para assassinar o governador Roberto Requião, bem feito.

Reproduzi a matéria em post abaixo, para que fique para a posteridade. Ei coleguinhas das escolas de jornalismo, divirtam-se.

É caso exemplar de reportagem que vai do nada a lugar nenhum. Um comerciante em São Paulo, que visita regularmente a cidade de Palmas, no interior do Paraná, teria informado à Secretaria de Segurança Pública um plano para matar Requião.

Nome do sujeito: Joaquim Silvério dos Reis. Quaquaquá.

Só pode ser piada. E piada de boteco. Tá ali a turma tomando cerveja e comendo um salaminho, vê o Requião falando na TV e diz: eu mato esse homem. Pronto, lá vai o espião ligar para o secretário Luiz Fernando Delazari - que é a versão curitibana do baixinho da Kaiser - para relatar a ocorrência.

Agora, a dúvida: por que tinha que ser um paulista a denunciar um complô no Paraná? Ora, porque todo paranaense é cúmplice. Quaquaquá. Lincha, esfola, mata!

Profissão do espião: comerciante, dono de padaria. E daí ele entra no táxi e o motorista pergunta: ‘Para onde, senhor?’ ‘Não interessa’.

Mais: segundo a reportagem, os suspeitos do complô seriam quatro advogados, dois ex-administradores públicos e até um delegado.

O presidente da OAB em Palmas, Raul Silveira Boeno, prontamente se incluiu na lista dos citados, mas reforçou que as denúncias são ‘infundadas’.

Na cidade, a história virou piada. Conta-se que uma das primeiras ações do grupo era sequestrar o camisão jeans de Requião e enviar um bilhete de resgate. O dinheiro serviria para as ações do grupo que culminariam com a morte de Requião. A arma usada seria um compêndio de discursos políticos do governador. Um catatau de 1.200 páginas a ser arremessado contra Requião durante a reunião da Escolinha com a ajuda de uma catapulta.

Se o governador sonhava com um ‘Dia do Chacal’ ganhou um ‘Dia da Chacota’. É o que lhe cabe no anedotário popular.


*

É muito engraçado!...
Espero que o governador não se zangue com a brincadeira.

Nenhum comentário: