19 junho 2007

PRINCÍPIOS DE GOEBBELS

Do Blog do Rigon

Os 11 princípios de Joseph Goebbels, ministro da propaganda do Partido Nazista alemão (a mais conhecida é "Uma mentira repetida mil vezes se converte em uma verdade"):

Princípio de simplificação e do inimigo único. Adotar uma única idéia, um único símbolo. Individualizar o adversário em um único inimigo.

Princípio do método de contágio. Reunir diversos adversários em uma só categoria ou indivíduo. Os adversários hão de constituir-se em suma individualização.

Princípio da transposição. Carregar sobre o adversário os próprios erros ou defeitos, respondendo o ataque com o ataque. Se não podes negar as más notícias, inventa outras que as distraiam.

Princípio do exagero e da desfiguração. Converter qualquer anedota, por pequena que seja, em ameaça grave.

Princípio da vulgarização. Toda propaganda deve ser popular, adaptando seu nível ao menos inteligente dos indivíduos aos quais é dirigida. Quanto maior seja a massa a convencer, menor há de ser o esforço mental a realizar. A capacidade receptiva das massas é limitada e sua comprensão escassa; ademais, tem facilidade para esquecer.

Princípio de orquestração. A propaganda deve limitar-se a um número pequeno de idéias e repeti-las incansavelmente, apresentando-as uma e outra vez de diferentes perspectivas, mas sempre convergindo sobre o mesmo conceito. Sem fissuras nem dúvidas. É daqui que vem a famosa frase: "Se uma mentira se repete suficientemente, acaba por converter-se em verdade".

Princípio de renovação. Há que emitir constantemente informações e argumentos novos a um ritmo tal que, quando o adversário responder, o público esteja já interessado em outra coisa. As respostas do adversário nunca poderão contrariar o nível crescente de acusações.

Princípio da verosimilhança. Construir argumentos a partir de fontes diversas, através dos chamados globos, sondas ou de informações fragmentárias.

Princípio do silenciamento. Calar as questões sobre quais não se tem argumentos e dissimular as notícias que favorecem o adversário, também contra-programando com a ajuda de meios de comunicação afins.

Princípio da transfusão. Por regra geral, a propaganda opera sempre a partir de um substrato pre-existente, seja uma mitologia nacional ou um complexo de ódios e prejuízos tradicionais. Se trata de difundir argumentos que podem se transformar em atitudes primitivas.

Princípio da unanimidade. Chegar a convencer muita gente que pensa 'como todo o mundo', criando uma falsa impressão de unanimidade.

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