11 junho 2007

"NASCI PARA VENCER, E NÃO PARA SER FAMOSO"

Folha de S. Paulo

Lewis Hamilton, 22, fala à Folha sobre sua nova vida, como sensação da F-1

Vice-líder do Mundial, inglês experimenta superproteção da McLaren, que veta aos repórteres, por exemplo, perguntas sobre sua cor

Uma multidão cerca Lewis Hamilton, 22. Sentado atrás de uma pequena mesa nos escritórios da McLaren em Montréal, o inglês, olhos arregalados, responde às perguntas da imprensa, ávida por saber como está o clima na equipe após a polêmica vitória de seu companheiro Fernando Alonso em Mônaco.O piloto parece pensar em cada palavra. Sabe que está no centro de um furacão. Sabe da importância que ganhou na F-1 após quebrar todos os recordes de precocidade em seu ano de estréia: cinco pódios em cinco corridas, mais jovem a liderar o Mundial e melhor estreante.
Minutos depois, um grande sorriso, que deixa à mostra seus dentes separados, destrói a primeira impressão. É assim, relaxado e "desarmado", que outro Hamilton recebe a Folha e cinco jornalistas ingleses no motorhome improvisado do time.
"Desculpem pela bagunça lá fora", fala, sempre sorrindo. "As coisas estão meio malucas. Obrigado por esperarem."
E a espera foi mesmo longa. Conseguir falar com a sensação da F-1 é uma tarefa difícil. A reportagem entrou em contato com a assessoria da McLaren no dia seguinte ao GP da Espanha, quando ele assumiu a liderança do Mundial.
Depois de uma série de e-mails e de ouvir que assuntos como racismo não deveriam ser abordados, a equipe agendou entrevista em Mônaco, depois desmarcada. Enfim, aconteceu no Canadá, que hoje recebe a sexta etapa do Mundial. E com mais um recorde do novato: ele obteve, ontem, a primeira pole de sua carreira.
"Não nasci para ser famoso, nasci para correr e vencer, mas a fama é uma parte disso, apesar de eu não gostar", disse o expoente da nova cara da F-1.


"Quero ser bom exemplo", diz novato

Sensação na F-1, inglês Lewis Hamilton diz que ainda não se acostumou, mas adora o novo mundo em que agora vive

De jeito tímido e cara de menino, piloto da McLaren, cujo passatempo predileto é jogar PlayStation3, não se acha parecido com Robinho

Negro, de família pobre, Lewis Hamilton seguiu uma trajetória comum à de tantos esportistas de um país que ainda não visitou, mas com o qual tem uma relação especial, o Brasil.
"Ainda não fui ao seu país, mas sei da situação dos brasileiros e há muitas crianças lá com as quais posso facilmente me identificar", falou à Folha.
"As coisas ainda estão só no começo para mim, não sei bem o efeito que posso causar na cabeça das pessoas, é tudo tão fantástico... Mas espero que eu possa servir como um bom exemplo para essas crianças e que tome as atitudes certas."
Apesar de se identificar com os brasileiros, Hamilton disse que ainda não sabe porque ganhou o apelido de Robinho no país. "O Felipe [Massa] me disse, mas não sei de onde saiu isso. Nem sabia que era conhecido no Brasil, isso me deixa bastante surpreso. É bom saber que sou admirado em outros lugares, como aqui no Canadá. Jamais imaginei que soubessem quem eu sou", disse.
A alcunha surgiu em 2006, quando Hamilton disputava a GP2, campeonato de acesso da F-1, e foi campeão. A idéia, claro, veio dos pilotos brasileiros.
"O Robinho é um cara descolado, mas eu ainda perguntei para o Felipe se eu me pareço com ele. Eu não pareço, pareço?", questionou, para gargalhada dos ingleses na sala.
Educado, de fala mansa e jeito de menino, com boné laranja, Hamilton aos poucos vai se soltando na entrevista, que ganha um tom quase de conversa. Sentado em um canto da sala, longe dos olhares dos assessores de imprensa da McLaren, ele diz que ainda está se acostumando com o assédio.
"Por enquanto estou lidando bem com tudo isso. Acho que o grande segredo da carreira é conseguir gerenciar tudo isso e ainda conseguir um bom desempenho na pista", disse, com uma maturidade pouco comum entre pilotos estreantes.
"O bom seria se eu pudesse só correr e não ter que lidar com tudo isso", completou o piloto de 22 anos. "Tenho mais ou menos conseguido fazer isso ultimamente, mas as coisas estão ficando piores. Só disputei cinco corridas e sei que a tendência é piorar", falou.
Líder do Mundial ao lado de Alonso graças aos cinco pódios conquistados nas cinco corridas que disputou, Hamilton não só é a grande revelação do ano na F-1 como também no esporte. Primeiro negro a chegar à categoria, tem demonstrado arrojo nas pistas.
Mas seu desempenho acabou gerando um frenesi na imprensa inglesa, desesperada atrás de um piloto que faça jus à tradição automobilística do país. A agitação é tamanha que ao voltar para a Inglaterra após as três primeiras provas do ano, Hamilton ficou chocado com a quantidade de fotógrafos acampados à sua espera.
"Ultimamente tem ficado mais difícil sair de casa. É bom quando ando de bicicleta, que coloco uns óculos enormes e um capacete e ninguém me reconhece", brincou ele, que resolveu se arriscar nos trens londrinos na semana passada.
"Fui até o escritório do meu pai e foi bem tranqüilo, mas a verdade é que odeio andar de trem, independentemente de qualquer coisa", falou ele, que vive na pequena cidade de Tewin, em Hertfordshire, a cerca de 40 km da capital inglesa.
"Além de ir devagar, no trem eu não estou no comando! Sempre que tenho que ir a Londres, prefiro ir dirigindo, mesmo que fique preso no trânsito. Meu pai é o oposto. Então às vezes vamos separados."
A família, aliás, é algo que o jovem piloto dá muito valor. Seu avô, Davidson, deixou Granada quando era jovem para tentar a sorte na Inglaterra.
Seu filho, Anthony, pai de Lewis, seguiu seus passos desde cedo e começou a trabalhar nas ferrovias inglesas. Como não tinha dinheiro para bancar o sonho de Lewis, ele se revezava entre três empregos. Hoje, de volta à terra natal, o avô de Hamilton dirige um ônibus escolar.
Anthony, que agora tem uma empresa de tecnologia, acompanha o filho nos paddocks ao redor do mundo.
E, quando não está viajando, recebe com prazer o filho na casa em que mora com a madrasta de Lewis, Linda, e seu meio-irmão, Nicholas, 15, que sofre de paralisia cerebral.
"Eu tenho um Mercedes GL, que é quase uma van. Eu até poderia escolher um modelo mais esportivo, mas meu GL é útil porque sempre que vou para a casa dos meus pais parece que eu estou de mudança", disse Hamilton, às gargalhadas.
"Encho o porta-malas com um monte de roupas sujas para lavar lá, coloco uma mala com as que eu vou usar no final de semana e meu PlayStation3."
Este último, inclusive, tem sido a principal diversão do inglês nas noites de sábado. Ao lado do irmão, gasta horas na frente do videogame. Só tem uma reclamação. Como a versão é a de 2006, ele ainda não aparece como personagem. A solução encontrada foi fingir que é Kimi Raikkonen, piloto da McLaren até o ano passado.
"Quando corria de GP2 e ia almoçar no motorhome da McLaren, eu via o Kimi ter seu próprio escritório e pensava que um dia podia ter o meu também. Agora eu tenho."
Mas não foi só isso que Hamilton conseguiu após 13 anos como piloto da McLaren -ele foi levado ao programa de desenvolvimento do time após vencer seletiva de kart. O sucesso, diz, o priva de algumas coisas, mas tem seu lado bom.
"A parte legal de tudo isso é que eu posso conhecer gente interessante. Pessoas que eu jamais teria a oportunidade se não fosse um piloto de F-1 e não estivesse aqui, agora", falou, antes de citar os exemplos. "Conheci o Stirling Moss, o Jackie Stewart..." Com um sorriso um pouco tímido, revelou, porém, quem foi a pessoa que mais gostou de encontrar.
"Eu conheci a Beyoncé outro dia. Nossa, ela é maravilhosa. Claro que é legal conhecer o Jakie Stewart, mas encontrar com ela foi demais", afirmou.
Empolgado, deu detalhes. "Ela me convidou para assistir a um show no sábado passado, em Wembley. Fui, sentei-me no meio das pessoas, mas não tive problema. Talvez tenha sido porque estava com o namorado da minha prima, um nigeriano gigante. Devem ter achado que era meu segurança!"

Nenhum comentário: