13 novembro 2007

JUSTO O SÃO PAULO?

SONINHA

A CBF não reconhece o título do Flamengo em 87 ok. Mas o São Paulo estava ao lado do Flamengo, não da CBF!

É inacreditável o São Paulo querer ignorar a história da qual fez parte (como um dos protagonistas!) e proclamar-se o primeiro clube a ganhar cinco vezes o Campeonato Brasileiro.
Ok, o episódio "1987" teve problemas do começo ao fim. Os principais clubes do país tinham boas razões para querer organizar um campeonato mais enxuto do que o da CBF.
O Brasileirão de 1986 foi uma zona, cheio de asteriscos e absurdos. O regulamento era um disparate e foi mudando no meio do caminho à medida que os clubes garantiam vaga no tapetão e o número de classificados às fases seguintes era arredondado para cima. Bizarro.
O primeiro problema em 87 foi reunir 16 clubes no Módulo Verde, que corresponderia à tropa de elite, ops, primeira divisão, e deixar de fora o Guarani e o América (respectivamente vice e quarto colocado em 86). O segundo foi a Fifa dizer que só as confederações nacionais podiam indicar os representantes de cada país nas competições internacionais (leia-se Libertadores).
Negocia daqui e dali, definiu-se (segundo uma das versões da história, porque há várias, com sutis diferenças) que o vencedor do Módulo Verde seria o campeão brasileiro -mas um quadrangular entre os dois melhores do "campeonato dos Clube dos 13" e os dois melhores do "campeonato da CBF" (o Módulo Amarelo) definiria os times do Brasil que iriam para a Libertadores. No fim, todos sabem o que aconteceu.
Flamengo e Internacional, campeão e vice do Módulo Verde, recusaram-se a disputar o tal quadrangular com Sport e Guarani, primeiro e segundo do Módulo Amarelo.
E aqui as versões diferem mais seriamente. Geralmente, a história é contada como se Fla e Inter tivessem surtado na última hora e decidido não jogar. Mas o então presidente do Clube dos 13 conta que, desde o começo, os clubes já tinham acertado entre si que não iriam para esse confronto. Porque o cruzamento Verde x Amarelo teria sido combinado com a CBF à revelia dos membros do Clube dos 13 (pelo seu próprio representante que era o Eurico Miranda. Quem mandou...).
O então "presidente" era Carlos Miguel Aidar, do São Paulo -co-fundador do Clube dos 13. Que relembrou essa história não muito tempo atrás em entrevista para o Juca Kfouri e a repetiu em alguns outros lugares. Ou seja, o Flamengo cumpriu o combinado com os demais, incluindo o São Paulo! A CBF resolveu, então, dizer que o Sport era o único e legítimo campeão brasileiro, e assim sustenta até hoje.
Portanto, que a CBF diga que o Flamengo não tem cinco títulos, é compreensível. Ela não reconheceu o de 87 e pronto. Que o Sport e o Guarani também o digam, idem. Mas o São Paulo? O São Paulo não!
Fazer questão de ficar com a taça das bolinhas (que a CBF havia, convenientemente, deixado de lado quando o Flamengo foi campeão em 92...) é subscrever agora uma decisão que o próprio São Paulo contestou. Se o que vale é a palavra oficial da "entidade máxima que comanda o futebol", então vamos manter a coerência até o mais amargo fim. Fica registrado, como diz a Fifa, que o Corinthians foi o primeiro campeão mundial interclubes. E que o SPFC tem um título só.

Nenhum comentário: