18 novembro 2007

A DESCOBERTA DA PÓLVORA

CARLOS HEITOR CONY

Um funcionário da ONU passou uns dias no Brasil (acho que ficou apenas no Rio) e fez um relatório sobre a onda de violência que sofremos.
Descobriu brilhantemente a pólvora: a nossa polícia está desaparelhada para enfrentar o crime. Gente mal paga, sem instrução e equipamentos adequados, falta de condições técnicas e táticas para combater a marginalidade das grandes cidades etc. etc.
Nenhuma novidade no diagnóstico. Mas quem vive na zona do agrião sabe que o problema é mais complexo, mesmo sem mencionar as razões socioeconômicas, que eram o argumento preferencial da maioria dos analistas.
A morosidade do Judiciário é uma das causas que alimentam tanto o crime organizado como o crime desorganizado. O critério das condicionais é falho, o bandido, quando é preso e julgado, em pouquíssimo tempo recebe a condicional, que o devolve às ruas e ao crime.
Outro fator que, embora secundário, colabora na desmoralização policial é parte da imprensa, que guarda dos tempos do regime militar o ressentimento pelas violências daquele período: chamar o ladrão para se livrar do guarda.
Nesta semana, um soldado foi executado nas ruas do Rio. Segundo um jornalista, ele estava sendo pago pela sociedade para isso mesmo: morrer. Li num jornal que o policial morto no helicóptero da própria polícia foi atingido por arma disparada por outro policial.
A mídia mostra diariamente o arsenal à disposição dos traficantes, mais sofisticado e letal que o da polícia. No entanto - ainda segundo a mídia -, nenhuma daquelas armas dispara uma única bala perdida.
A velhinha que estava vendo televisão na sala, a criança na carteira da escola, foram mortas por balas perdidas das armas policiais.

Nenhum comentário: