03 abril 2007

SANGUE BOM

Pesquisador cria sangue tipo O a partir de outros
Folha de S. Paulo


Um grupo de cientistas anunciou anteontem ter criado uma técnica para transformar todas as variedades de sangue humano em tipo O, que pode ser doado para qualquer pessoa. O método já foi aprovado em laboratório e, se aprovado em testes clínicos, deve ser liberado para uso hospitalar.

A notícia veio a público com um artigo dos pesquisadores na revista "Nature Biotechnology" (www.nature.com/nbt). Se o método tiver sucesso, poderá ser usado por bancos de sangue para lidar com a falta de doadores adequados à demanda.

O estudo foi liderado por Henrik Clausen, da Universidade de Copenhague, Dinamarca. Nele os cientistas explicam como aniquilaram os antígenos A e B, moléculas que ficam na superfície dos glóbulos vermelhos e caracterizam os tipos de sangue A, B e AB. Sem essas substâncias, que podem causar reação imunológica, o sangue é classificado como tipo O e pode ser usado em transfusão para qualquer paciente.

Vasculhando DNA de bactérias, os cientistas acharam enzimas (proteínas que medeiam reações químicas) capazes de aniquilar os antígenos.

Geoff Daniels, hematologista independente que comentou o trabalho de Clausen, diz que há 20 anos se tenta produzir sangue O a partir de outros. "Esperamos os resultados dos testes clínicos com interesse", diz. Para ele, o novo estudo é a melhor notícia na área desde 2000, quando foi encontrada uma enzima que anulava o antígeno B, mas não o A.

Nenhum comentário: