05 abril 2007

A MANUTENÇÃO DA DINÂMICA FAMILIAR

Rosely Sayão

Alguns dias atrás, assisti a um filme chamado “A sonhadora”. É um filme sem pretensão, mas me fez pensar em uma coisa bem interessante.

A história diz respeito a uma família – pai, mãe e filha – mais o avô paterno, cujos integrantes não se relacionam com proximidade, não expressam afeto um pelo outro, mas também não brigam declaradamente,. Parecem indiferentes uns aos outros. O que fica evidente é que as frustrações, os fracassos e as dificuldades pessoais de cada um deles só serviu para criar mágoas, ressentimentos e afastamento.

Mas, toda essa dinâmica familiar passa a mudar quando eles, mesmo inicialmente sem consenso, começam a ter um objetivo compartilhado. No caso do filme, foi a batalha pela reconstrução financeira da família e pelo empenho em tornar possível um sonho. Pensei exatamente nisso: muitas famílias não conseguem se constituir em grupo porque não visualizam uma realização que possa ser de todos.

E sabem que não precisa ser um fato importante ou grande: basta que todos sejam envolvidos na questão, que cada um tenha seu papel na atividade, que todos se responsabilizem pelo objetivo comum. Pode ser um almoço em família semanal, pode ser um lazer no fim de semana, os cuidados necessários com um parente velho ou doente etc.

Conheci uma família que tinha esse costume. Cada dia da semana era um deles – pai, mãe e dois filhos entre 8 e 13 anos – que telefonava aos avós, que morava em outra cidade. Uma outra, que tinha o costume de reunir-se para o almoço de domingo, responsabilizava um dos filhos pelo cardápio, outro pelas compras e, na preparação, todos colaboravam.

É desse modo, concretizando uma realização em grupo regularmente, que a família atualiza suas relações, põe em dia as conversas, dirige a energia no mesmo rumo. E isso é uma grande colaboração para que cada um que participa desse grupo chamado família sentir que, realmente, faz parte dessa panelinha. Assim, quando ela alcança êxito em algo, enfrenta uma frustração ou decepção ou se depara com um erro ou um fracasso de um de seus integrantes, tem mais solidez, coesão e solidariedade para buscar superar esses momentos tão delicados da vida.

Nenhum comentário: