18 abril 2007

A IMPRENSA 2

Do Ex-Blog de César Maia:

JORNALISMO POR OMISSÃO OU OCULTAMENTO

1. Em geral se analisa a ação da imprensa pelo que publica. Mas há uma análise que deve ser feita e que é tão importante quanto a primeira. É a que trata dosfatos relevantes que não se publicam ou que se publicam de forma a ocultá-los num canto de página interna ou num "caco" em rádio ou TV.

2. Isso em geral ocorre quando o meio de comunicação passa a ser porta voz de um tema ou quando escolhe seus porta vozes intelectuais, políticos, econômicos ou sociais preferenciais.

3. Sempre que um fato relevante contraria a sua linha - digamos e no sentido comum do termo- ideológica, esse fato, mesmo que relevante é omitido ou ocultado.

4. Para quem acessa vários meios de comunicação isso é irrelevante. Um cobre o que o outro não cobriu. Mas quando - o que acontece em geral - se acessa apenas um meio de comunicação de um tipo de mídia, a omissão ou o ocultamento, é grave.

5. Desinformar, é certamente informar. Em geral isso se demonstra mais facilmente, lendo os editoriais e depois vendo o noticiário omitir ou ocultar, os fatos que contrariam o editorial. Com isso de desfaz a idéia que o noticiário é de jornalismo aberto e que o editorial opina.

6. Em grande medida - omissão e ocultamento - fazem parte da família de tipos de notícia que esse Ex-Blog tratou um tempo atrás, como pseudo-fato,verossimilhança, etc.

7. E muito mais discreto. E perigoso. Esse tipo de desinformação tem crescido no último ano. Se você acessa normalmente mais de um meio de comunicação, preste atenção. Quase todo dia verá isso ocorrer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello... Just stopped by.How are you ? (*.*)

DALI

www.hayatyenilerkendini.blogspot.com