14 dezembro 2007

"NINGUÉM ENGOLE ISSO"

Mônica Bergamo

A atriz Letícia Sabatella disse que tentaram cortar o som do seu microfone quando lia uma carta do bispo dom Luiz Flávio Cappio, que faz greve de fome contra a transposição do rio São Francisco, em comemoração ao Dia Mundial dos Direitos Humanos em Salvador (BA), no domingo. O evento foi organizado pelo governo da BA -que é do PT e apóia a transposição- e patrocinado pela Petrobras. O ator Marcos Winter, que estava lá, contou que ouviu de um organizador: "Esse ator nunca mais sobe no palco". A Petrobras e o governo da Bahia negam que houve problema.


FOLHA - O que aconteceu?
LETÍCIA SABATELLA -
Eu tinha acabado de encontrar Dom Cappio em Sobradinho. Eu não perguntei se poderia ler [a carta]. Não fui totalmente educada. Mas não imaginei que seria tão inconveniente em se tratando de uma questão relacionada a direitos humanos. O diretor do evento ficou chocado no primeiro momento. Ele falou: "Isso é uma sacanagem. Isso não foi combinado". Eu respondi: "Sacanagem é ele [dom Cappio] não poder ser ouvido". Aí ele falou: "Você foi autoritária". "Autoritário é impor um projeto de cima para baixo, sem debate", respondi. Fizemos um atentado cultural. Brinquei com Marcos: "Talvez a gente nunca mais receba apoio da Petrobras".

FOLHA - E acha isso mesmo?
SABATELLA -
Eu não acredito. Agi por impulso amoroso, pelo bispo. Quero que as pessoas tenham direito de debater e que saibam que há projetos alternativos para o semi-árido. A palavra dele [bispo] é firme, séria. O governo está com a palavra desgastada, não dá para confiar.

FOLHA - Só uma pessoa reclamou?
SABATELLA -
Tinham pessoas que apontavam o dedo para baixo... Era tanto estresse atrás [do palco], o moço tentando desligar o som, aí não consegui continuar, deu um branco, mas depois voltei a falar.

FOLHA - Você tem sido perseguida em razão do apoio a dom Cappio?
SABATELLA -
Não sinto perseguição. Trabalho até hoje como atriz, na Rede Globo, com os melhores trabalhos. Entendo eles terem ficado chocados porque achavam que aquilo [o evento] era o suficiente para o dia dos direitos humanos. Por que eu tinha que acrescentar mais uma coisa tão difícil de engolir? É difícil engolir a transposição. Taí a prova do dom Cappio. Ninguém engole isso.

Nenhum comentário: