17 dezembro 2007

AÉCIO É O 1º EM RANKING DE AVALIAÇÃO DE GOVERNADORES

Folha de S. Paulo

Cid Gomes (PSB) aparece em 2º, com nota 6,6, e José Serra (PSDB) em 3º, com 6,5 Único petista entre os dez da lista, o governador Jaques Wagner (BA) recebe 6,0; a tucana Yeda Crusius (RS) vem em último, com 4,2

O tucano Aécio Neves (PSDB), à frente de Minas Gerais e um dos nomes cotados para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, lidera o ranking de avaliação dos governadores elaborado pelo instituto Datafolha.
O paulista José Serra, também tucano e também presidenciável de oposição ao petista Lula, aparece na terceira colocação, atrás do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), irmão do deputado federal Ciro Gomes (PSB), outro nome sempre lembrado para 2010.
Aécio obtém nota de 7,7, seguido por Cid Gomes, 6,6, e por Serra, 6,5. O único presidenciável petista entre os dez do ranking Datafolha é o governador Jaques Wagner (Bahia), sétimo colocado com 6,0.
Apesar da boa colocação na parte superior da tabela, o PSDB ocupa o último posto do ranking. A tucana Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul, tem 4,2 -a única nota abaixo de 5.
Entre os dias 26 e 29 do mês passado, o Datafolha perguntou aos moradores, maiores de 16 anos, dos Estados avaliados que notas eles atribuem aos seus governadores em uma escala que vai de zero a dez.
O ranking é elaborado com base nessa nota média. Como critério de desempate, o Datafolha utiliza um índice de popularidade criado pelo instituto -varia de zero a 200 e é calculado subtraindo-se as taxas de avaliação negativa (ruim e péssimo) das positivas (ótimo e bom); a esse resultado soma-se cem, para evitar a ocorrência de números negativos.
Na quarta posição do ranking está outro aliado de Lula, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com 6,4, do mesmo partido de Ciro. Roberto Requião (PMDB-PR) é o quinto, com 6,3; Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) aparece em sexto, com média de 6,1.
O principal parceiro do Planalto na região Sudeste, Sérgio Cabral (PMDB), governador do Rio de Janeiro, está em oitavo lugar, com 5,9. Atrás dele, um nome da oposição, o democrata José Roberto Arruda, do DF, com nota média de 5,3.

Disputa territorial
Com uma gestão centrada em grandes obras e na parceria com a prefeitura petista de Belo Horizonte, Aécio, reeleito no primeiro turno no ano passado, atingiu sua melhor nota desde o início das pesquisas, em maio de 2006. Naquela pesquisa, ele recebeu 7,3 dos mineiros.
Em julho de 2006, a média do tucano caiu para 7, mas subiu para 7,6 em março deste ano. O índice de popularidade da dupla tucana também está no topo: Aécio lidera com 173, seguido por Serra com 139.
Serra também apresentou um crescimento em sua nota média, já que, em março, com quase três meses de gestão à frente de São Paulo, ele recebeu nota média de 6. Nesse período, São Paulo ainda estava sob impacto do acidente nas obras da linha 4 do metrô da capital.
Se o desempenho da dupla tucana permanecer em índices semelhantes até 2010, uma aliança entre Serra e Aécio, que já vem sendo costurada no partido, deixaria a chapa do PSDB ao Planalto bem posicionada na largada da corrida.
Conforme a mais recente pesquisa Datafolha das intenções de voto para presidente, Serra lidera em todos os cenários nos quais é apresentado ao eleitor. Seu principal adversário é Ciro Gomes, que deverá contar com o apoio do irmão e de Campos, caso este último não seja o candidato do PSB.
Cid tem 128 de índice de popularidade; Campos, 126.
Na região Sul, Lula conta hoje com o apoio dos governadores peemedebistas Luiz Henrique e Roberto Requião, que têm índices de popularidade de 122 e 133, respectivamente.
O ponto fraco dos tucanos é o Rio Grande do Sul, Estado com peso eleitoral importante, mas onde Yeda Crusius enfrenta grave crise financeira e política. O índice de popularidade da governadora é o mais baixo do ranking: apenas 69.
Entre os governadores do PT, Jaques Wagner é o mais lembrado para a sucessão de Lula. O resultado do ranking indica que ele deverá ter dificuldades para se viabilizar internamente no PT se não melhorar seu desempenho.
A pesquisa, no entanto, pode ter captado o impacto do acidente que matou oito pessoas no dia 25, no estádio da Fonte Nova, administrado pelo governo baiano, em Salvador. Wagner teve índice de popularidade de 106, segundo o Datafolha.
Se quiser neutralizar a força do PSDB na região Sudeste, o Planalto terá de torcer por uma melhora nos índices de Sérgio Cabral (RJ). O peemedebista, envolto em problemas na área da segurança e na esteira de declarações polêmicas, tem índice de popularidade de 117 e ocupa o modesto oitavo lugar.
José Roberto Arruda tem índice de popularidade de 109. O governador do DF é um dos líderes do Democratas.


*

O nosso governador, Roberto Requião, é o melhor colocado na Região Sul.
Apesar de polêmico, Requião é realmente um bom administrador.

Nenhum comentário: