15 dezembro 2007

LONDRES É A MAIS VISITADA, RIO FICA EM 35º

Folha de S. Paulo

Sete cidades brasileiras estão na lista de 150 destinos mais populares do mundo; Bancoc é a 2ª; Paris, a 3ª; e SP, a 62ª

Entre as dez mais, cinco cidades estão na Ásia, quatro na Europa e uma nos EUA; RJ reclama de falta de vôos internacionais

Destino preferido no Brasil, o Rio de Janeiro foi a 35ª cidade mais visitada do mundo em 2006, com 2,2 milhões de turistas, diz pesquisa do Euromonitor International, empresa de análise econômica com mais de 600 colaboradores pelo mundo. Londres lidera a lista com folga -15,6 milhões de visitantes no ano passado-, seguida de Bancoc, na Tailândia.
As 150 cidades listadas pela primeira vez pela empresa de pesquisas concentram, de acordo com o estudo, 27% dos destinos dos turistas no mundo. São Paulo, o segundo destino no Brasil, está em 62º, com 1,1 milhão de visitantes. Outras cinco cidades brasileiras constam na lista: Salvador (BA), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Búzios (RJ) e Florianópolis (SC).
Entre os dez principais destinos turísticos apontados na pesquisa, metade está na Ásia, quatro na Europa e uma na América do Norte (Nova York).
Segundo a empresa, as cidades que atraem turistas por sua história, como Roma, Paris e Praga, agora dividem espaço com cidades que estão transformando sua paisagem arquitetônica, como Dubai, nos Emirados Árabes. "Cidades em todo o mundo estão modificando seu visual e estrutura para ganhar posições", diz a empresa.
Segundo o diretor-executivo do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise, o principal atrativo do Rio é "a surpresa que causa ao visitante".
"Em poucos lugares você mistura na cidade arquitetura e natureza. No Rio se consegue dançar uma noite na Lapa e depois jantar às 5h."
Apesar dos atrativos, Senise aponta problemas que atrasam o crescimento da cidade como destino turístico. "A malha aérea não atende ao turismo internacional que vem ao país." Segundo ele, enquanto 36% dos turistas internacionais visitam o Rio, apenas 12% dos vôos internacionais chegam à cidade. "O visitante tem que passar por um transtorno muito grande, como conexão, os horários não coincidem... Isso é um bloqueio ao crescimento."
Se o Rio passasse a receber 25% dos vôos internacionais, Senise acredita que a cidade ganharia mais 1 milhão de turistas. A dificuldade de norte-americanos em conseguir visto de entrada no país também prejudica o avanço, diz Senise.
Um dos destaques brasileiros da lista foi Búzios, na região dos Lagos, a 109 km da capital. "É uma cidade que cresceu muito com o boca-a-boca e com ajuda da internet. Ela está ganhando muita projeção internacional."

Ásia
O desenvolvimento dos países asiáticos atraiu muitos turistas europeus e norte-americanos, segundo o levantamento. Bancoc, Cingapura, Hong Kong (China), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Seul (Coréia do Sul) estão entre as dez cidades mais visitadas no ano passado.
"O turista tende a querer ambientes diferentes do seu dia-a-dia, que geralmente é massacrante. Essas cidades aproveitaram o crescimento para investir em infra-estrutura turística", disse Senise.
Os encontros e eventos internacionais também ajudam na divulgação e na atração de visitantes às cidades.
De acordo com a pesquisa, cerca de 20% dos turistas visitaram o destino escolhido em razão de encontros profissionais (seminários, convenções, congressos etc). Nesse ranking, Paris lidera a lista, seguida de Viena e Cingapura.
"O congresso ajuda o visitante a aliar o trabalho e a viagem. O Rio tem um grande potencial para esse tipo de turismo. É muito fácil convencer qualquer um a sediar um evento na cidade", diz Senise.

Nenhum comentário: