08 maio 2007

ROBERTO MANGABEIRA UNGER 2

Professor diz que foi apoiado por seus pares
Folha de São Paulo


O professor de Harvard Roberto Mangabeira Unger diz que seus pares o estimularam a aceitar a empreitada no Brasil.

"Estão todos querendo que aconteça alguma coisa, querem uma alternativa. Dani Rodrik foi um dos mais entusiasmados", disse ele, em referência ao professor da John F. Kennedy School of Government, de Harvard, especializado em políticas econômicas e em entender parâmetros de governos bons e ruins.

É o centro em que o candidato derrotado do PSDB à Presidência Geraldo Alckmin estuda atualmente, dedicando-se às políticas públicas.

Mangabeira Unger trabalha em uma sala de cerca de 50 metros quadrados, rodeada de estantes com cerca de mil livros. Escreve em pé - no computador ou a mão - em um móvel que ele próprio desenhou e foi construído pelo designer Charles Webb, que hoje oferece peças iguais a escritores em anúncios na revista "The New Yorker".

Da janela da sala de Mangabeira, vê-se o campus arborizado e gramado, com pássaros cantando e esquilos às dezenas. Os alunos têm acesso direto às salas dos professores.

Mangabeira Unger passa metade do ano escrevendo, estudando e proferindo palestras. Na outra metade, monta cursos abertos a graduandos e mestrandos - no atual ano letivo há seis brasileiros entre 210 estudantes.

Nos cursos mais recentes, ministrou com o economista Jeffrey Sachs (Columbia) seminário sobre alternativas econômicas à globalização; com o cientista social Robert D. Putnam (Harvard, que já prestou serviços às gestões dos presidentes Clinton e Bush) debateu a democracia americana; e com o psicólogo Steven Pinker (Harvard, especialista em linguagem e cognição) discutiu "a natureza humana".

Entre os alunos de Mangabeira Unger figurou Barack Obama, senador democrata por Illinois e que disputa as primárias na tentativa de ser o candidato do partido à Presidência.

"Se vencer, pode ter outro olhar para o Brasil, porque é enormemente interessado nas coisas da América Latina", afirma.

Ao ser questionado se seria possível reproduzir em alguma universidade pública brasileira a forma de atuação acadêmica que tem em Harvard saiu-se com esta: "As instituições políticas, econômicas e educacionais no Brasil são de uma rigidez mortífera".

As duas obras acadêmicas de Mangabeira Unger mais recentes são a filosófica "The Self Awakened -Pragmatism Unbound" (Harvard University Press, 2007) e a política "What Should the Left Propose" (Verso, 2006).

Na primeira, aponta que preconceito e ilusões impedem impulsos experimentalistas e propõe a radicalização do pragmatismo para descoberta do potencial individual da vida.

Na segunda, elenca o que deveria ser a agenda da esquerda atualmente em sua opinião. Esse livro está sendo traduzido para o português, em que receberá o título equivalente literal: "O Que Deve Propor a Esquerda?".

Deixará os quatro filhos e a mulher na casa de dois andares em que vive em Cambridge - vizinha a uma em que morou o poeta Robert Frost- para voltar a viver Brasília.

Nenhum comentário: