30 maio 2007

PARA LULA, RCTV É "PROBLEMA DA VENEZUELA"

Folha de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou se manifestar publicamente sobre a não-renovação da concessão da RCTV.
Indagado sobre o assunto ontem, rebateu: "O que o Brasil tem a ver com a concessão da Venezuela para uma TV? É um problema da legislação venezuelana, do governo venezuelano. Da mesma forma que eu não quero que eles dêem palpite nas coisas que eu fizer aqui, eu não quero [falar dos assuntos deles]".

Lula fez o comentário ao deixar o Itamaraty, depois de almoço com o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nong Duc Manh.

À noite, em evento da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), depois de ouvir críticas à decisão de Hugo Chávez, o presidente fez uma defesa da liberdade de imprensa.

"Se muitas vezes, depois de uma saraivada de más notícias, eu acho ruim, muito pior seria se não existisse democracia neste país para a imprensa dizer o que bem entende, na hora em que bem entende, e ser julgada pelo único julgador, os ouvintes, os telespectadores e os leitores", disse, sem citar a Venezuela.

Antes, o presidente da Abert, Daniel Pimentel Slaviero, havia classificado o fechamento da RCTV como "um grave atentado à liberdade" e dito que, apesar de o Brasil ser muito diferente da Venezuela, "precisamos ficar vigilantes".

O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, também evitou criticar a Venezuela, mas disse que jamais o governo brasileiro deixaria de renovar uma concessão por causa de críticas. "Evidente que não [tiraria do ar]. Crítica ao governo faz bem ao país e ao governo. Imprensa não existe para aplaudir. Mas, se passa do ponto, o controle externo é a sociedade, não o governo", afirmou.

Embora tenha evitado se manifestar publicamente sobre a decisão de Chávez, o presidente considerou um erro político o fechamento da RCTV pelo colega, segundo apurou a Folha.
Lula avalia que Chávez deveria ser menos radical, mas não pretende criticá-lo publicamente para evitar intromissão num assunto venezuelano.

Na avaliação de integrantes da cúpula do governo, se Chávez tivesse fechado a RCTV na época da tentativa de golpe frustrada contra ele, em abril de 2002, teria justificativa política. Agora, parece retaliação.

O PT assinou no domingo um manifesto de apoio à decisão de Chávez de não renovar a concessão da RCTV. O documento também contém o apoio do MST e da Central de Movimentos Populares. O texto chama a RCTV de "TV Globo de lá". Afirma que só uma "minoria opositora" é contrária à medida, mas "faz alarde proporcional a seu poder financeiro".

Nenhum comentário: