25 maio 2008

SINOPSES DE REVISTAS

Radiobrás

VEJA

- BRASIL 1º - 3º MUNDO - O que nos empurra para a civilização e o que nos atrasa

- POLÍTICA - Surge em Minas o primeiro "petano". O bicho voa?

Entrevista/David Baltimore - O caminho é longo - Dono de um Nobel há 33 anos, o biólogo diz que a cura da aids ainda está longe e conclama o Brasil a pesquisar células-tronco. (págs. 11 a 15)

Com que asas o país vai voar? - Metade do corpo está no Primeiro Mundo, mas parte do Brasil ainda veste as calças curtas do subdesenvolvimento. (capa e págs. 48 a 54)

Uma nova espécie - Se der certo, a aliança PT e PSDB em BH vai criar o petano. Se der errado, o tucapeta. (capa e págs. 56 e 57)

Sindicato pedetista - Secretário do Ministério do Trabalho condicionou escolha de ONG à contratação de militantes do PDT. (págs. 58 e 59)

Um passo acima - Ex-secretário confirma que dossiê era mesmo dossiê e que foi produzido na Casa Civil. (pág. 60)

J.R. Guzzo - Seja criativo, Minc - "A ministra Marina Silva teve o grande mérito de se demitir do governo por discordar do chefe, e não por ter roubado: poupou o presidente de dizer que botaria 'a mão no fogo' por ela. É muita coisa, no Brasil de hoje. Mas está longe de ser o suficiente". (pág. 61)

Imposto sem pai - O governo nega, mas trabalha nos bastidores pela recriação do "imposto do cheque". (pág. 62)

Liberdade de pesquisa - Só mais uma manobra protelatória pode adiar a aprovação no STF de estudos com células-tronco. (págs. 62 e 63)

Dança estatal - O Banco do Brasil é o primeiro interessado em comprar a Nossa Caixa. (pág. 63)

Um golpe de insensatez - ONGs e padres ajudaram a armar os índios que atacaram o engenheiro da Eletrobrás no Pará. (págs. 64 e 65)

Vilão é o deles - Por causa do milho americano, os biocombustíveis estão com má fama. O brasileiro não tem nada com isso. (págs. 76 a 78)

Diogo Mainardi - Não sofro de diegomainardice - "Só opino porque é meu trabalho. Se desse, eu desligaria o computador e passaria o resto do dia estatelado na cama, na frente da TV, assistindo a um programa de culinária, um seriado americano, um torneio de golfe ou uma comédia antiga com Alberto Sordi". (pág. 113)

Roberto Pompeo de Toledo - Amazônia: premissas para sua entrega - "Se forem cumpridas, por que não? E mais: o estilo de risco do ministro Minc". (pág. 118)


ÉPOCA

- O QUE VEM POR AÍ - O mundo em que vamos viver em artigos exclusivos de: Fernando Henrique Cardoso - Max Gehringer - Lygia Pereira - Paulo Borges - Bill Gates - Vinton Cerf - Luiz Schwarcz - Carlos Alberto Parreira - Paulo Guedes - Lester Brown - José Padilha

Uma guerra equivocada - A agressão dos índios contra um engenheiro na Amazônia é um atraso. As hidrelétricas podem ser boas para todos. (págs. 41 a 43)

Entrevista/Roberto Setubal - Ele dá nota 10 a Lula - O presidente do Banco Itaú diz que o grande mérito do governo foi manter a consistência da política econômica. (págs. 44 a 46)

O fim dos anfíbios - Fiscais denunciados por Época são demitidos, acusados de usar o cargo para favorecer empresas. (pág. 48)

Nossa Política - Fernando Abrucio - É hora de sair das intrigas para discutir as propostas - "Enquanto o debate não mudar de foco, as propostas administrativas dos candidatos serão apenas "para inglês ver" - e não para o eleitor definir o voto". (pág. 50)

Entrevista/Marco Antonio Villa - "Dar dinheiro é um belo cala-boca" - O historiador diz que as indenizações milionárias impedem o Brasil de superar o período militar. (págs. 56 a 58)

Fernando Henrique Cardoso - Precisamos consolidar a democracia - "Por incrível que pareça, o maior desafio da política brasileira para os próximos anos é revitalizar a democracia". (...) (págs. 118 a 120)

Paulo Guedes - A era da preocupação - "A economia mundial está em fase de transição. Experimenta mudanças importantes em suas várias dimensões. Após um longo período de altas taxas de crescimento global e de baixas taxas de inflação, surgem preocupantes sinais de desaceleração econômica e de pressões generalizadas dos preços de recursos naturais, energia, matérias-primas e alimentos". (...) (pág. 122)

Lygia V. Pereira - O que se pode esperar das células-tronco - "De todas as perguntas que respondo sobre células-tronco (CTs), a mais difícil é: "Em quanto tempo estaremos usando essas células para tratar doenças"?. (...) (pág. 132)

Entrevista/Daniel Cohn-Bendit - "Precisamos esquecer 1968" - O líder do movimento estudantil de 40 anos atrás é hoje um ecologista que critica as "contradições" de Lula. (págs. 180 a 182)

Nossa Antena - Ruth de Aquino - Peles vermelhas, brancas e amarelas - "O meio ambiente deixou de ser apenas bandeira de verdes e hoje mobiliza todos - de índios a chineses". (pág. 202)


ISTOÉ

- A AMAZÔNIA É NOSSA! - Como e por que o Brasil deve reagir de imediato à nova pressão da comunidade internacional que quer tomar o controle do pulmão do planeta

- DOSSIÊ: A atuação da fiel escudeira da ministra Dilma

Entrevista/Roberta Fragoso Kaufmann - "Cotas geram ódio racial" - Procuradora defende política de inclusão para pobres e diz que o Brasil incentiva racismo ao copiar sistema dos EUA. (págs. 6 a 10)

Amazônia - A soberania está em xeque - Avançam na comunidade mundial as propostas para a internacionalização do maior tesouro verde do Brasil. Uma resposta urgente se faz necessária! (capa e págs. 28 a 34)

A mãe do Dossiê - Como Erenice Guerra, fiel escudeira da ministra Dilma Rousseff, comandou a montagem da relação de gastos sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de dona Ruth. (capa e págs. 36 a 39)

Leonardo Attuch - O cofre, a cadeia e o dossiê - "De tanto devorar seus próprios aliados, o PT acabará comido por eles num delicioso banquete". (pág. 39)

A maldição de Collor - Por que, em uma sina surpreendente, todos os que se envolveram com o ex-presidente enfrentaram grandes reveses em suas vidas, e alguns até destinos trágicos. (págs. 40 a 42)

Enriquecimento suspeito - Senador José Maranhão (PMDB-PB) tem questionada variação patrimonial de 580% entre 1998 e 2006. (pág. 43)

A Justiça ameaçada - Atentados contra advogados, juízes e promotores colocam entidades de classe e ONGs em alerta. (págs. 44 e 45)

A febre das ciclovias - Governador Sérgio Cabral se encanta com modelo parisiense e planeja adotá-lo no Rio. (pág. 69)

De novo, não! - O governo planeja recriar a CPMF, no momento em que a arrecadação bate recordes. Não faz sentido. (págs. 88 e 89)

ÚltimaPalavra - Miguel Falabella - Alguém precisa fazer - "Não há nem nunca houve um projeto sólido com ênfase na cultura, na política deste país. Os governantes simplesmente não sabem o que fazer com ela". (pág. 106)


DINHEIRO

- SUCESSÃO: COMEÇA A CORRIDA PELA CADEIRA DE MEIRELLES NO BC

Entrevista/Muhammad Yunus - "Sou contra o que os bancos fazem no Brasil" - "Sou contra esmolas, mas a favor de doações. O pobre não tem culpa de ser pobre". (págs. 20 a 22)

Quem vai sentar nesta cadeira? - Encontrar um sucessor para Henrique Meirelles é difícil, mas o trunfo pode ser a independência do BC. Dentro de alguns meses, o presidente Lula terá um grande desafio: o de atrair um nome de peso para o Banco Central e convencê-lo a exercer um mandato curto, às vésperas de uma eleição presidencial, e também a domar uma inflação ascendente. (capa e págs. 26 a 28)

O mundo de Lula - O presidente trocou o mapa-Múndi de seu gabinete. Pode parecer trivial, mas isso diz muito sobre como ele enxerça a nova geografia comercial do planeta. (págs. 30 a 32)

Pode dar apagão no leilão do Madeira - O grupo Suez venceu a disputa de Jirau, mas quer mudar o projeto da obra. Com isso, as duas usinas do rio Madeira podem ser paralisadas por problemas de ordem legal e ambiental. (págs. 34 a 36)

Não deixem o leão escapar - O governo tem um plano sorrateiro para recriar a CPMF, mas a sociedade já começa a reagir. (págs. 38 e 39)

Joaquim Castanheira - Uma boa idéia que pode cair - "A promessa das bicicletas públicas, do governador Sérgio Cabral, esbarra no mesmo obstáculo que impede que a economia brasileira deslanche: a falta de infra-estrutura". (pág. 98)


CARTACAPITAL

- A INFLAÇÃO ESCAPOU DO CONTROLE? - A alta generalizada de preços, que parecia domada, preocupa o mundo, e não pode ser contida apenas com a taxa de juro ou medidas de alcance nacional

- EXCLUSIVO: PLANO PREVÊ REFORMA RADICAL DAS FORÇAS ARMADAS

- GRADIENTE: SEM CAPITAL PRIVADO, A EMPRESA DE STAUB AGONIZA

Sextante - Antonio Delfim Netto - Flexibilização ou truque? - "Não há estímulo para o investimento privado em portos, o que pode emperrar o crescimento das exportações". (pág. 19)

Caserna reformada - Militares - O plano de modernização das Forças Armadas prevê a redução do número de generais e mais tropas nas fronteiras. (capa e págs. 20 a 23)

Ponto de equilíbrio - Entrevista - O presidente da OAB nacional, Cezar Britto, critica a reforma trabalhista e as deformações da Justiça do Trabalho. (págs. 24 e 25)

Marta segue sozinha - Eleições Municipais - O PT não consegue chegar a um acordo com o Bloquinho - PCdoB, PSB e PDT tendem a fechar em torno da candidatura de Aldo Rebelo. (págs. 26 e 27)

Rosa-dos-Ventos - Mauricio Dias - O crédito-desmatamento - Maggi é contra a suspensão de empréstimo a quem depreda. (págs. 28 e 29)

Farinha pouca - Carestia - A disputa de ocidentais e asiáticos por recursos naturais alavanca os preços. (págs. 34 a 38)

Fora de sintonia - Indústria - Os funcionários se mantêm a postos e o governo acena com apoio, mas faltam parceiros privados para salvar a Gradiente. (capa e págs. 44 e 45)

Estilo - Nirlando Beirão - O homem cordial - Lula em fase de polvo - Como diz o hino: o afeto que se encerra em nosso peito juvenil. (págs. 47 e 48)

Nenhum comentário: