04 maio 2008

SINOPSES DE REVISTAS

Radiobrás


VEJA

- A escolha de Ronaldo - O "Fenômeno" podia ser um Pelé, mas de escândalo em escândalo sua imagem se desfaz como a de Maradona

Entrevista - Simon Schwartzman - É preciso ir à luta - O ex-presidente do IBGE diz que a universidade integralmente financiada por dinheiro público acaba acomodada. (págs. 11 a 15)

Enfim, um país normal - O desafio depois do esperado "grau de investimento", atestado internacional de confiabilidade, é tornar essa conquista permanente. (págs. 56 a 59)

Artigo - Ilan Goldfajn - "O campeonato continua" - "O grau de investimento é apenas o reconhecimento de que a economia se encontra mais estável, mas não é garantia de crescimento futuro nem de melhora de bem-estar. Vai ser necessário construir por cima das fundações". (págs. 60 e 61)

A senha agora é 70% - Aliados confundem popularidade de Lula com sinal verde para o continuísmo: um erro histórico. (págs. 64 e 65)

Isso é que é genro... - O governador do Ceará, Cid Gomes, é muito família. Ele não agrada apenas à sogra, mas também ao sogro, aos irmãos, aos sobrinhos... (págs. 66 e 67)

Defesa da liberdade - Donos de jornais, revistas, TVs e entidades de classe discutem a validade da Lei de Imprensa. (pág. 68)

Artigo Veja - Reinaldo Azevedo - O que eles querem é imprensa nenhuma - "As críticas ao trabalho da imprensa no caso Isabella carrega, não raro, o rancor e a má-fé dos que pretendem tratar a República como assunto privado, ao abrigo da curiosidade do 'povo', visto como um bando de linchadores, e do escrutínio da opinião pública". (págs. 114 a 116)

Idéias - As drogas ameaçam a democracia - A guerra ao narcotráfico nos termos preconizados pelos países desenvolvidos, Estados Unidos à frente, não tem obtido resultados na América Latina. A partir dessa constatação, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso idealizou um novo fórum para discutir a questão. A Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia, que realizou sua primeira reunião na quarta-feira passada, no Rio de Janeiro, pretende dar novo foco ao combate às drogas. A idéia é priorizar a redução do consumo por meio de políticas de educação e saúde. Juntaram-se a Fernando Henrique nessa empreitada os ex-presidentes Ernesto Zedillo, do México, e César Gaviria, da Colômbia. O objetivo é apresentar à ONU, no ano que vem, uma proposta latino-americana de enfrentamento do problema. Presente ao encontro. César Gaviria detalhou ao repórter Ronaldo Soares, da sucursal da VEJA no Rio, os principais pontos em discussão. (págs. 126 e 127)

André Petry - O QI dos baianos - "O professor Dantas é livre para dizer a besteira que quiser, como essa de explicar a burrice pela geografia, mas por que está sendo acusado de racista? Porque, sendo baiano, é branco?" (pág. 127)

Ele tinha a força - Assessores cobrando propina, malvadezas contra políticos. A vida não está fácil para o tal Paulinho. (pág. 128)

A aldeia urbana - Manaus já tem tantos índios quanto as maiores reservas do país. (pág. 146)

Termômetro do bom ensino - Os rankings ajudam os pais num momento decisivo: o de escolher uma escola para os filhos. (págs. 152 a 154)

Diogo Mainardi - Eu sou BBB- Você é BBB- "Pelos critérios da Standard & Poor's, o Brasil é um bom pagador. O fato de ser classificado como BBB- equivale a ter o próprio cadastro aprovado no crediário do Ponto Frio. Já dá para comprar um freezer a prazo no mercado financeiro mundial". (pág. 177)

Roberto Pompeu de Toledo - Um drama americano - "A trombada entre Obama e o pastor de sua igreja joga luz sobre a singularidade da política dos EUA". (pág. 182)


ÉPOCA

- O que o "grau de investimento" significa para o Brasil - e para você

A conquista do Santo Grau - O que o tão esperado grau de investimento significa para o Brasil - e para o bolso do cidadão. (capa e págs. 38 a 42)

Duda com nota fiscal - O ex-marqueteiro de Lula diz a ÉPOCA que voltou à campanha eleitoral - segundo ele, sem caixa dois. (págs. 44 a 46)

Será que ele perde a força? - Uma investigação da Polícia Federal ameaça o poder do sindicalista Paulinho da Força no governo Lula. (págs. 48 a 50)

Chegou o bedel - Depois de uma década de expansão no ensino superior privado, o governo começa a intervir nas piores faculdades do país. (págs. 56 a 58)

Nossa política - Ricardo Amaral - A sucessão caminha para mais um Fla-Flu - "O veto do PT a Aécio e o apoio de Quércia a Serra indicam polarização em 2010". (pág. 60)

Discriminação não é solução - Um grupo de cidadãos influentes pressiona o STF a acabar com a política de cotas para entrar na universidade. O argumento: ela é injusta e ineficaz. (págs. 102 e 103)

Nossa Antena - Ruth de Aquino - O leão e os cordeiros - "Por que o dinheiro do Imposto de Renda não se transforma em mais educação?". (pág. 138)


ISTOÉ

- Exclusivo - Sexo, política e dinheiro - Os diálogos comprometedores e a íntegra do relatório da Polícia Federal que envolvem o maior banco de fomento do País num assombroso esquema de financiamentos suspeitos com encontros secretos em casa de prostituição

- Palocci - Ex-ministro fala de seu novo papel no tabuleiro do poder

Os segredos da investigação no BNDES - Relatórios da PF mostram as conversas e os encontros mantidos em casa de prostituição onde eram articulados golpes milionários contra o maior banco do País. Dois deputados estão envolvidos. (capa e págs. 30 a 34)

Leonardo Attuch - E lula disse "Oi" - "Na guerra da telefonia, Lula podia optar entre seus financiadores e o PT. Ficou com os primeiros". (pág. 35)

O retorno de Palocci - O ex-ministro investe na reconstrução da sua imagem e já há quem o veja como alternativa à sucessão de Lula em 2010. (capa e págs. 36 a 38)

O braço direito de Lula - Gilberto Carvalho, chefe de gabinete da Presidência, é hoje a eminência parda do governo. (págs. 42 e 43)

Procurados - Polícia internacional prepara grandes operações para capturar brasileiros foragidos no Exterior. (págs. 44 e 45)

Os últimos subversivos - ISTOÉ revela manobras que impedem indenizações a militares. (pág. 49)

Aprendendo a distância - Com melhor qualidade, cursos de graduação que desobrigam o aluno de freqüentar a faculdade aumentaram 571% em três anos. (págs. 60 e 61)

Isso é que é genro, isso é que é sogra! - Até onde pode ir a generosidade do governador Cid Gomes com familiares. (pág. 67)

Os Sucatinhas vão para o museu - Agora, nas pegadas da Argentina, País resolve comprar jatinhos da Embraer. (pág. 74)

Brasil sobe um degrau - Agência americana muda classificação de risco do País e abre caminho para grandes investimentos. (págs. 94 e 95)

ÚltimaPalavra - José Márcio Camargo - Informar e não policiar, a função nobre do MEC - "Em lugar de reduzir o número de vagas ou fechar faculdades, a solução é fornecer as informações necessárias para que os alunos e a sociedade tomem as decisões corretas". (pág. 114)


DINHEIRO

- Grau de investimento - O Brasil tem a força - A principal agência de risco do mundo classifica o País como um porto seguro para os investidores e deflagra uma nova onda de euforia nos mercados. O que você pode ganhar com isso e o que muda na economia brasileira

Entrevista - Luiz Falco - "Ganhamos a licença para não morrer" - "A telefonia da NET, na verdade, é um serviço do mexicano, que se veste de cordeiro". (págs. 18 a 22)

O Brasil chega ao paraíso - A maior agência de risco do mundo classifica o País como porto seguro para investidores e deflagra nova onda de euforia em torno da economia nacional. (capa e págs. 28 a 31)

Como o País venceu - Um ponto crucial foi a melhoria das contas externas. Depois, a inflação sob controle. (capa e pág. 34)

O que o BNDES está pensando? - Na mente de Luciano Coutinho há um plano para erguer gigantes nacionais em vários setores - dos laboratórios à alta tecnologia. (pág. 36)

Na esteira do PAC - Conheça as empresas que estão surfando na onda dos investimentos em infra-estrutura. (págs. 38 e 39)

Artigo - Luiz Fernando Sá - A gasolina subiu. E daí? - "Não houve fila nos postos, não se ouviram gritos de protesto e, mais surpreendente, talvez nem haja grande impacto na inflação. O Brasil não é mais o mesmo". (pág. 98)


CARTA CAPITAL

- Vale tudo entre tucanos e petistas - Em ano de eleições municipais, Minas Gerais anda para um lado, São Paulo vai por outro. Sem falar na Bahia

- Déficit externo - A fatura do Real "forte" começa a chegar

- Araguaia: A história dos lavradores que serviram aos militares

Vozes na mata - História - Lavradores que serviram de guias ao Exército estão no centro da mais delicada investigação sobre a Guerrilha do Araguaia. Quem agiu sob tortura e quem foi atraído por recompensas? (capa e págs. 10 a 14)

Mórbida semelhança - Política - Nas campanhas municipais, petistas e tucanos usam das mesmas armas para ataques recíprocos, de olho em 2010. (capa e págs. 20 a 24)

"O PT é que perde" - O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, defende o acordo com os tucanos. (capa e págs. 24 e 25)

Um país bem-comportado - Economia - A agência S&P melhora a nota do Brasil, apesar do câmbio valorizado. (capa e págs. 26 a 28)

Sextante - Antonio Delfim Netto - A economia política - "Não há bases realmente científicas que legitimem tamanha autonomia do Banco Central, Os votos individuais dos integrantes do Copom deveriam ser divulgados".(pág. 29)

A versão do BNDES - Entrevista - Segundo o presidente da instituição, Luciano Coutinho, a união da BrT com a Oi trará ganhos aos consumidores. (págs. 30 e 31)

Hora de pôr o pé no freio - Argentina - É cada vez mais difícil esconder a inflação ou contê-la com imediatismos. (págs. 34 e 35)

Energia mais cara - Infra-estrutura - Não há risco de racionamento em 2009, mas os industriais temem os preços altos das usinas termoelétricas. (págs. 44 e 45)


EXAME

- O homem forte da supertele - O estilo de trabalho, o jeito de liderar, as oportunidades e os desafios de Luiz Eduardo Falco, o executivo escolhido para comandar a segunda maior empresa privada do país, resultado da polêmica fusão entre Oi e Brasil Telecom

- Especial Energia - O Brasil emerge como uma das maiores potências energéticas do mundo. Qual o impacto disso para o país

Agora, é a vez dele - Com a fusão das operadoras de telefonia Brasil Telecom e Oi, Luiz Eduardo Falco torna-se presidente do segundo maior grupo privado do país - façanha notável, mas repleta de novos e difíceis desafios. (capa e págs. 20 a 27)

Sob o signo da polêmica - A participação do governo foi decisiva na criação da supertele - uma operação cercada de controvérsias. (capa e págs. 28 a 30)

A história se repete? - Assim como ocorreu nos anos 70, a disparada dos preços do petróleo e dos alimentos volta a impulsionar a inflação mundial. A boa notícia é que os países estão hoje mais preparados para enfrentar o problema. (págs. 34 a 38)

Só falta o leite - Com atraso em relação a outros ramos do agronegócio, o setor começa a se modernizar. A próxima etapa é disputar o mercado internacional. (págs. 40 a 42)

Vida Real - J.R. Guzzo - Quem leva na cabeça é o Brasil - "Em vez de atacar as multinacionais, o imperialismo ou os Estados Unidos, os governantes de esquerda da América Latina escolhem Lula e os brasileiros como seu primeiro alvo". (págs. 44 e 45)

OlharGlobal - Bill Emmott - O fator "emergentes" - "Há cerca de um ano e meio, parecia que os preços das commodities tinham chegado a seu ápice, mas o período de alta se manteve graças à força de economias como a chinesa". (págs. 48 e 49)

Prepare-se. Eles estão chegando - Trinta empresas chinesas se preparam para se instalar no Brasil - e mostrar às concorrentes locais o que é competição de verdade. (págs. 60 a 62)

Ataque ao capitalismo - Os sem-terra escolheram como novo alvo as grandes empresas. Agora, elas se preparam para reagir. (págs. 66 a 69)

O país da energia - O Brasil emerge como uma das maiores potências energéticas do planeta. O que isso - de fato - significa. (capa e págs. 134 a 142)

Saem as estrangeiras, fica a Petrobras - Por que a poderosa Esso seguiu o exemplo de outras multinacionais e desistiu de seu negócio de distribuição de combustíveis no Brasil. (págs. 142 e 143)

Nenhum comentário: