23 maio 2008

PREFEITOS FAZEM "RODÍZIO" DE CIDADES PARA SE MANTER NO PODER

GAZETA DO POVO

Políticos que não poderiam se reeleger a um terceiro mandato renunciam ao cargo para concorrer em municípios vizinhos

Os ex-prefeitos paranaenses Arquimedes Ziroldo, conhecido como Bega, e Francisco Menin (o Chico Menin) moram a centenas de quilômetros de distância, mas têm algo em comum além de terem renunciado ao cargo em abril deste ano. Bega deixou a prefeitura de Pitangueiras, no Norte do Estado, enquanto Chico Menin abriu mão da chefia do município de Santa Tereza do Oeste, cidade vizinha de Cascavel. Impedidos pela legislação de concorrer a um terceiro mandato consecutivo, os dois mudaram de domicílio eleitoral e irão disputar as eleições em cidades vizinhas.

O “rodízio” de municípios para um prefeito não sair do poder é uma prática que aproveita uma brecha da legislação eleitoral. Para se manter no posto político máximo do município, os prefeitos paranaenses seguem os passos de outros colegas, como o prefeito Yves Ribeiro (PSB), de Paulista, no interior de Pernambuco, que pode chegar ao quinto mandato consecutivo governando três cidades diferentes.

Bega governou Pitangueiras por 12 anos e agora quer comandar a vizinha Astorga. Pitangueiras, aliás, foi desmembrada de Rolândia em 1990 e, até agora, só teve dois prefeitos. Bega foi o primeiro governante, fez o seu sucessor, se elegeu na eleição seguinte e se reelegeu em 2004. A reportagem tentou entrevistá-lo, mas Bega não foi localizado.

Chico Menin também não concluiu seu mandato em Santa Tereza do Oeste. O ex-prefeito renunciou pouco depois de ter completado sete anos no poder. Como não poderia se reeleger, Menin decidiu tentar a eleição para prefeito em outra cidade. E almeja um vôo maior: quer ser prefeito de Cascavel, um dos maiores municípios do estado.

O candidato ganhou a simpatia do eleitorado de Santa Tereza do Oeste não apenas por ser radialista e cantor sertanejo nas horas vagas, mas por ter levado indústrias ao município, que tinha sua economia baseada na agricultura. E é levantando a bandeira da industrialização que ele pretende conseguir votos em Cascavel. Sobre o desafio de governar uma cidade maior, caso venha a ser eleito, o candidato responde que a experiência de estar à frente de Santa Tereza foi válida por proporcionar um contato direto com a vida dos seus eleitores. Para agradar ao novo eleitorado, Menin gravou um tributo a Cascavel no seu último CD.

Outro caso de “prefeito profissional” está no Norte Pioneiro. Dirceu Rodrigues foi prefeito por três mandatos em Siqueira Campos. Agora, ele quer comandar, a partir de 2009, os destinos de Jacarezinho, distante 65 quilômetros da sua cidade de origem. Ele ainda vai disputar as prévias do PV, mas está confiante na sua empreitada. “Está tudo certo para que isso aconteça. Sou mesmo pré-candidato pelo PV.”

Rodrigues diz que escolheu Jacarezinho porque não tem mais espaço político em Siqueira Campos, já que Antônio Liechocki (PMDB), seu ex-vice prefeito e atual prefeito da cidade, já anunciou que vai disputar a reeleição. Para não rachar o seu próprio grupo político no município, Rodrigues desistiu de disputar o pleito em casa.

*

ELEITORES REPUDIAM TROCA DE DOMICÍLIO foi a manchete do Paraná Jornal da semana passada, que trazia opiniões de eleitores indignados com esta prática nociva à democracia.

Antes, o Estado de S. Paulo trouxe também uma longa matéria sobre o mesmo tema.

Em Maringá, o Blog do Rigon citou pesquisa também contrária aos "políticos de carreira".

Ontem (22), o Jornal Gazeta do Povo trouxe a matéria postada acima, citando inclusive nossa vizinha, Pitangueiras.

Ao eleitor o momento pede cautela e muita, muita reflexão.

Nenhum comentário: