16 janeiro 2007

NEPOTISMO EM ASTORGA

A Câmara Municipal de Astorga aprovou Lei do Executivo acabando com o nepotismo!
Mas pasmem, para o próximo mandato!

Como existia forte pressão do Ministério Público para que fosse demitido os parentes do prefeito e vereadores que ocupam cargo comissionado, resolveram dar um jeitinho, enganando a população, “acabando com o nepotismo”, mas só para a próxima administração.

Não vamos entrar no mérito se está certa ou errada a contratação de parentes; o que é questionável é a imparcialidade: se é errado, por que não acabar agora?

Tudo isto evidencia que o objetivo da proibição para próxima administração e não nesta, é de beneficiar um pequeno grupo da sociedade que já é privilegiada.

Se não pode para o outro também não pode para mim, entendo que este é o princípio da justiça.

Entendendo o caso
Segundo a Lei mandada pelo prefeito à Câmara “acabando com o nepotismo”, que não passava de enganação, dizia que poderia contratar apenas 15 parentes em cargo comissionado. Um absurdo, visto que este número é maior que o número hoje contratado; na Câmara esta Lei foi alterada através de duas emendas, acabando com esta enganação e criando outra, “acaba o nepotismo no Município de Astorga”.

Opa, mas espera lá, só daqui a dois anos, isto é, para esta administração não acaba! Só valerá para a próxima! Ao meu entender isto dispensa comentários.

Fica apenas o alerta para que a população julgue o que há por trás disto, e tantas outras coisas que estão acontecendo, tais como financiamentos altíssimos para o próximo prefeito pagar que poderá inviabilizar outros investimentos no Município; tudo isto é grave, mas somado há fatores ainda mais agravantes, a falta de investimento nas áreas de emprego e renda e setores produtivos do Município, que se refletirá na próxima administração, sem contar que a saúde padece e o Hospital Cristo Rei nos últimos 4 meses teve um déficit de mais de R$ 25.000,00 com o Pronto Atendimento que é de total responsabilidade da Prefeitura, mas o prefeito não aceita nem conversar; se não fosse a ajuda da sociedade e outras autoridades que não são de Astorga, a exemplo do Hospital Vera Cruz, o Cristo Rei já tinha fechado.

O que se pretende deixar para o próximo Prefeito? Uma cidade bonita, mas o comércio quebrado e enfraquecido, um parque industrial deficitário sem nenhuma infra-estrutura, grande número de jovens desempregados, falta de moradia para famílias de baixa renda e o Município endividado sem condições para solucionar as questões que afetam diretamente a população?

Criar Leis para a próxima administração é fácil, quero ver aplicá-las já, assim como a Lei do nepotismo, que não vale agora.

Li também a recente publicação da Lei de incentivo a indústria e comércio, por sinal muito boa, mas também só poderá ser aplicada em sua totalidade na próxima administração.

Como perguntar não onera, pergunto: Vereadores, qual tem sido a postura da Câmara? Aprovar tudo que o prefeito quer? Ou exercer seu verdadeiro papel? Ou será que o Prefeito e maioria dos Vereadores pretendem criar empecilhos, para que o próximo prefeito não consiga realizar uma boa administração, e este grupo volte na próxima?

Fica aí a pergunta.

Nenhum comentário: