10 janeiro 2007

Do Ex-Blog de César Maia:

A OPOSIÇÃO NÃO SABE A QUE SE OPOR

01. Este é o título do artigo que Jorge Fernández Diaz escreveu a La Nacion dia7/1/7.
São coisas argentinas, mas, tão semelhantes às nossas que vale a pena a transcrição de alguns trechos do artigo. Para que isso não venha a ocorrer no Brasil. Aliás, estamos perto.

02. Nunca em sua história um governo teve oposição mais pobre. A oposição na Argentina, hoje, não existe? Não é que não exista, mas não sabe a que se opor. O governo marcha orgulhoso pelas vias do partido único. Converteu-se num monstrotemível, gelatinoso, e elástico que cresce e cresce ocupando tudo e devorando seus inimigos. O governo é um arqueiro de borracha com as pesquisas na mão queestica, estica em todas as direções e obtura os vazios.

03. É muito difícil, hoje, nestes dias de glória do governo, encontrar-lhe um franco e marcar um gol. Ele rompe todo o tempo, qualquer eixo da oposição. Pulveriza a histórica tensão entre governo e oposição. Coopta setores da oposição que conquistaram os governos estaduais.

04. Leva um produto a cada mercado, sem ideologias que tenham validade.

05. As batalhas eleitorais que o governo propõe, são sempre entre progressistase noventistas. Governo federal contra o neomenemismo (ex-presidente).

06. A verdade é que na oposição, ninguém oferece alternativa. O que tem feito é colocar uma idéia política: República x Populismo. Apela para defender os mecanismos republicanos ao avassalamento das instituições pelo governo. A deputada opositora (Carrió), diz que esta é uma luta moral contra um governo mafioso, mas ainda não existem provas concretas para que a sociedade creia ou queira crer. Talvez porque o jornalismo de investigação durma o sono dos justos.

07. Falta uma idéia nova, e esta é uma má noticia, que brilha por sua ausência. É necessária uma oposição que saiba fazer oposição. Que controle o governo e lhe baixe a soberba. É necessária também para que os argentinos não tenham que sedespertar um dia, como já ocorreu muitas vezes, vendo que o ciclo econômico mudou, que os ventos de popa se transformaram em tempestade, que os magos do governo perderam a magia e que o país perdeu outra grande oportunidade.

Nenhum comentário: