18 fevereiro 2007

UMAS E OUTRAS


De Lauro Jardim:

Lula, aguardente e mulatas
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, levou o presidente mundial do Grupo Thyssen, Ekkehard Schulz, a Brasília para uma audiência com Lula. A empresa está investindo 3,6 bilhões de dólares para construir no distrito industrial de Santa Cruz, sua maior siderúrgica fora da Alemanha. Lula quis saber quando seria o início das obras. Julho, disseram-lhe. O presidente sorriu e apontou para o empresário alemão. "Então, você leva as salsichas. Eu, a aguardente. E você, Sérgio, mulatas. Vamos fazer uma festa daquelas!"

Coisa da Globo?
Nos gabinetes importantes do Palácio do Planalto, a discussão sobre a redução da maioridade penal tem sido tratada como "coisa da TV Globo". Ou seja, segundo essa visão a Globo é que estaria fomentando esse debate.

Recursos para TV digital
Será de 1 bilhão de reais a linha de financiamento que a diretoria do BNDES aprovou para o Programa de Apoio à Implementação do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Protvd). As empresas de radiodifusão poderão agora financiar, a juros reduzidos, compra de equipamentos para TV digital, construir novos prédios para estúdios ou mesmo produzir filmes, documentários e até mesmo novelas. O programa terá vigência até dezembro de 2013.

Vem aí a TV MPB
O Brasil pode ganhar em breve um canal musical, totalmente dedicado à MPB. O projeto, orçado em 7,5 milhões de reais, foi um dos três pré-selecionados pelo BNDES durante a 1ª Feira Música Brasil, em Recife. Apenas 12 grupos apresentaram projetos de financiamento durante o evento. Além da TV MPB, o banco selecionou um pedido de 2 milhões de reais da ST2, empresa especializada em música infantil e um de 2,5 milhões de reais dos estúdios Visom Digital para um projeto de gravação de CDs de música erudita.

Cargos para Clodovil
Para quem chegou a Brasília meio sem saber o que fazer, o deputado Clodovil surpreendeu seus pares pelo apetite. Informou à liderança do nanico PTC que quer pelo menos uma vaga de titular e uma suplência em comissões. Mesmo sem ter qualquer projeto em mente, Clodovil quer ser titular da Comissão de Seguridade Social e suplente da Comissão de Educação ou de Ciência e Tecnologia. Tudo a ver.

DIPLOMACIA
Nos banheiros do Itamaraty 1
Vem mais chumbo grosso contra a política externa do Governo Lula - e, novamente, lançado por um quadro do Itamaraty. O embaixador aposentado Guilherme Leite Ribeiro lança em maio O Bife de Zinco - Nos bastidores da diplomacia, em que critiva a politização do Itamaraty e questiona os critérios para as promoções. O livro será lançado pela Nova Fronteira e traça um panorama dos últimos 40 anos da diplomacia brasileira, a partir das memórias do diplomata.
Nos banheiros do Itamaraty 2
Eis alguns trechos do livro de Leite Ribeiro:
1)"Em tempos petistas, o patrulhamento ideológico é flagrante e estrelinhas no coração e na lapela contam pontos."
2)"Os candidatos a uma posição de chefia na Secretaria de Estado e, sobretudo, à promoção tremem na base e só faltam tirar os sapatos para entrar na sala..." do secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães.
3)"As críticas à política externa da nossa troica - Celso Amorim, Marco Aurélio Garcia e Samuel - são para conversa exclusiva em banheiros... Ai de quem ousar discordar!".

Nenhum comentário: