21 fevereiro 2007

A química do bom humor

Viver bem

Todo mundo sabe da importância do bom humor na vida das pessoas. Muitos até consideram o bom humor o melhor antídoto para a grande maioria dos males que afligem a humanidade. Enumerar as coisas que nos tiram do sério seria cansativo. O melhor é falar do que nos leva a ficar de bem com a vida. E uma dessas coisas é o comer bem.

Por que o ato de comer desperta um prazer tão grande? E por que os gordinhos sempre nos parece mais bem-humorados e felizes? Será por que eles não se amarguram com dietas que mais parecem uma camisa-de-força e que muitas vezes acabam por desestabilizar o equilíbrio orgânico? São indagações que merecem uma apreciação mais apurada dos profissionais da medicina.

O fato é que da mesma forma que o motor de um carro, o desempenho do cérebro depende da qualidade do combustível que você consome. Em outras palavras, a química dos alimentos é capaz de modificar a produção dos neurotransmissores, substâncias usadas pelo cérebro para transmitir impulsos nervosos, repercutindo no seu estado de humor. É o que diz o médico Alessandro Loiola, membro da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde.

Se o desânimo e o mau humor estão ameaçando sua segunda-feira, o médico recomenda que, para temperar sua alegria durante o dia, não se passe mais do que quatro horas em jejum e se procure ingerir uma alimentação balanceada que contenha substâncias que regulem a qualidade de sono e, conseqüentemente, resulte na melhora do humor.

Aí vão algumas dicas de alimentação, segundo Alessandro Loiola, que contribuem para esse bem-estar geral do organismo. Alimentos ricos em ácidos graxos tipo Ômega 3, como salmão, atum e sardinha, combatem a depressão, o mau humor e a impulsividade. A lecitina, presente na soja e nos ovos, também é essencial para o funcionamento cerebral, sua carência afeta não apenas o humor, mas também a memória e a concentração.

A banana é outra boa opção para lanches rápido, pois são ricas em potássio, glicose e frutose, substâncias envolvidas na manutenção do bom humor. O alho, por exemplo, é uma das principais fontes de selênio, sal mineral diretamente envolvido no estímulo dos centros cerebrais da alegria. Outras fontes de selênio são cogumelos, brócolis, aveia, germe de trigo e castanha-do-pará.

Finalmente, o Loiola classifica como o ingrediente mais essencial de todos, aquilo sem o que seu humor vai desaparecer: a água. Além de ser responsável por mais de 80% do peso do cérebro e por estimular a eliminação de toxinas pelos rins, a água é uma das poucas coisas que o ser humano ingere sem ter qualquer tipo de trabalho na sua preparação. Ele recomenda a ingestão de pelo menos 8 copos de água por dia, que pode ser alternado com suco. Quando for beber um copo d’água, como quem não quer nada, aproveite para pegar um extra para algum colega mau humorado. Deixe essas sugestões perto do seu irritado favorito e preste um serviço à comunidade.

2 comentários:

Alessandro Loiola disse...

Osvaldo, obrigado sinceramente pelo espaço. Um forte abraço, Alessandro.

Alessandro Loiola disse...

Osvaldo, obrigado sinceramente pelo espaço. Um forte abraço, Alessandro.