12 fevereiro 2007

BB TEM NOVA LINHA PARA HABITAÇÃO

O Estado de São Paulo

Produto foi criado em parceria com o Poupex, de fundação do Exército, e destina-se às classes média e alta

O já aquecido mercado de financiamento imobiliário às classes média e alta ganha mais gás a partir de hoje, com a chegada de produto do Banco do Brasil (BB) em parceria com a Poupex, associação de poupança e empréstimo criada pela Fundação Habitacional do Exército. Com a iniciativa - ofertada por enquanto aos 7 milhões de correntistas com renda acima de R$ 4 mil dos segmentos Exclusivo, Estilo e Private e aos funcionários -, o BB concretiza a primeira fase do seu projeto de crédito imobiliário. “Vamos liberar até R$ 650 milhões este ano ”, diz Denilson Molina, gerente do Projeto de Crédito Imobiliário. A quantia vai crescer no segundo semestre, na segunda fase do projeto.

A iniciativa do BB vem ao encontro de uma avaliação feita pelo presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Décio Tenerelo: “Os bancos passaram a olhar o crédito imobiliário como negócio e não mais como obrigação”. O volume de financiamento do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo de R$ 4,85 bilhões em 2005 dobrou para R$ 9,49 bilhões em 2006. Neste ano, deve chegar a R$ 11 bilhões. Somados aos do FGTS, os recursos sobem para R$ 19 bilhões.

“O BB já era parceiro da Poupex na captação de poupança”, explica Molina. “Fizemos um acordo pelo qual nos comprometemos a fazer um esforço para obter um incremento na captação da Poupex que vai voltar para o banco na forma de crédito imobiliário aos clientes.” Os depósitos em poupança do BB financiam o setor agrícola.

A segunda fase será marcada pelo lançamento de um produto próprio do banco, que está sendo estruturado. “Os demais clientes terão acesso ao crédito por meio desse produto.” O banco tem cerca de 22 milhões de clientes pessoas físicas e vai entrar na seara da Caixa, que reservou R$ 4 bilhões para empréstimos à classe média e alta este ano. “Não há nenhum problema nisso; já competimos em outros produtos”, diz Molina.

A entrada no crédito imobiliário era um desejo antigo, segundo o gerente. O banco percebeu que a fidelização do cliente é cada vez mais determinante no sucesso e que o crédito imobiliário é ideal para isso porque mantém o correntista ligado à instituição. “Nossos clientes passaram a ser alvo de propostas de negócios de outros bancos e precisávamos reagir.”

O BB oferece financiamento de até 15 anos pelo SFH e Carteira Hipotecária com juros de 10,49% e 12%, mais TR, respectivamente.

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