19 setembro 2007

INVASÃO E INCLUSÃO

JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI

Os problemas na área de ensino superior estavam encobertos e intocados. Diagnosticados, podem ser resolvidos com baixo custo

Sou totalmente contrário a esse modismo agressivo, entrópico e tolo de invasão de universidades. Mas a questão de mérito levantada pelos manifestantes que ocuparam as arcadas há quase um mês por algumas horas é real, grave, intocada e não deve ser menosprezada.
A partir do quinto ano do ensino fundamental, os alunos das escolas públicas (nitidamente os mais pobres) vão se evadindo celeremente, a ponto de se tornarem invisíveis no ensino superior. Dos 400 mil jovens que terminam o ensino médio público em São Paulo, apenas 4.000 (1%) conseguem entrar nas três universidades públicas estaduais. A inadimplência nas universidades privadas chega a 30%, e a evasão, ao absurdo de 25% ao ano. Esse é o retrato acabado da exclusão.
A falta de uma política educacional construída de acordo com os interesses da nação faz a tragédia ir além. Dos 6 milhões de crianças que entram no primeiro ano do ensino primário, apenas 600 mil se formam nas universidades, nas quais temos somente 11% de jovens entre 18 e 25 anos - a Coréia tem 60%, a Espanha, 50%, e a Argentina, 35%. Sem um mínimo de 35% não há desenvolvimento. Vivemos em plena sociedade do conhecimento e desperdiçamos 90% da maior riqueza do país!
As três universidades públicas de São Paulo, nos últimos anos, vêm combatendo com ações afirmativas a iniqüidade do vestibular, que exclui os alunos mais carentes provenientes do ensino médio público.
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) mostrou que a bonificação oferecida aos alunos do ensino público aumentou o número deles nos diferentes cursos, e aqueles que entraram, acompanhados durante três anos, tiveram, em 31 dos 55 cursos, uma performance melhor do que a dos demais.
O número absoluto é irrisório, mas a experiência desmistificou o vestibular e mostrou que, quando se dá oportunidade, há notória capacidade de recuperação e que não se pode sequer pensar em uma educação superior pobre para os pobres como solução para a exclusão, mas sim em oportunidades iguais.
Recentemente, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Ensino Superior, apostou nos cursinhos gratuitos pré-vestibular para alunos do ensino médio público e, em convênio com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), passamos a oferecer 3.500 vagas em 21 municípios, dando um segundo passo para colocar mais jovens egressos do ensino público nas universidades estaduais.
No próximo ano, a secretaria está preparada para chegar a 7.000 alunos nesses mesmos campi e iniciar o projeto na região metropolitana de São Paulo, com um número significativo de vagas. Como benefício colateral, remunera-se os alunos universitários, professores dos cursinhos, contribuindo para sua permanência nas universidades.
Entretanto, isso é ainda muito pouco para resolver o problema da exclusão social e menos ainda o da preparação de cidadãos qualificados e em quantidade para alavancar o desenvolvimento. Por essas razões, já havíamos planejado, com o atual secretário Carlos Vogt, o terceiro passo, que é um sistema estadual público, gratuito e de qualidade de ensino universitário à distância, que poderá aumentar -aí, sim, significativamente - o número de vagas e abrigar jovens que precisam compatibilizar estudo com trabalho.
Esse projeto, no qual estamos atrasados há décadas, torna-se obrigatório diante da tecnologia à disposição.
Esse conjunto de programas objetiva combater também o desemprego (falta mão-de-obra qualificada) e a violência, pois jovens ocupados não são presa fácil de atividade ilícita.
Por tudo isso, se pode perceber como os problemas na área de ensino superior estavam encobertos e intocados e, uma vez diagnosticados, podem ser resolvidos - com baixo custo.
O programa dos cursinhos custou aos cofres públicos apenas R$ 1,5 milhão e mostra que a questão da educação não é predominantemente de dinheiro -até porque a vinculação orçamentária a favorece (felizmente) -, mas de reconstruí-la pedagógica e socialmente em todos os níveis, visando um desenvolvimento humano e sustentado do país.


*

Já não bastasse a saúde, daqui a pouco também a educação estará na UTI.
Aliás, o que o Estado tem nos oferecido?!

Nenhum comentário: