13 fevereiro 2010

NUNCA ANTES

  • Por 12/2 o STJ autorizou o afastamento e a prisão do governador José Roberto Arruda, do Distrito Federal. O fato é importante porque inédito na história de tolerância com a imoralidade política. Mais importante ainda é saber que o tribunal não contornou nem inventou lei alguma, simplesmente aplicou a lei existente.

  • O que nos leva à constatação deprimente – e também importante: por que até agora não se fez nada em casos tão ou mais graves que o de Arruda? As mesmas leis, o mesmo ministério público, o mesmo tribunal e os mesmos políticos ladrões sempre estiveram por aí.

  • Assunto a estudar. Foi a opinião pública? Temos opinião pública relevante e decisiva neste País? Foi a imprensa? Alguém leva a sério a imprensa, escassamente localizada em uns poucos estados e capitais, cujos órgãos confiáveis no todo não passam da dezena?

  • A explicação que me ocorre, a única neste momento, é que Arruda esticou demais a corda. Sua ousadia rompeu o pacto da discrição mínima pelo qual as instituições oficiais – ministério público e Justiça – toleram a irresponsabilidade e a imoralidade políticas. Um pequeno passo para o Brasil, um grande passo para a Justiça.

    Max Blog

2 comentários:

Diniz Neto disse...

Este é um caso onde o Judiciário está levando em conta o clamor popular. Sob o ponto de vista jurídico este será um processo muito complicado (não devemos nos iludir).
De qualquer forma não resta dúvida que esta prisão é um sinal,uma referência de que mudanças são npossíveis e vem ocorrendo, ainda que lentamente, no país.
Os poderosos infratores precisam ser julgados e punidos, quando culpados.

Silvio J. Bondezan disse...

É Machado, estamos precisando que a Lei se cumpra, também, no Estado do Paraná, em Maringá, em Astorga...